Folha de S. Paulo


Após saques, secretário promete usar Tropa de Choque e Rota contra criminosos

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella Vieira, disse hoje, em entrevista ao SPTV, que o governo não vai tolerar atos criminosos na cidade em meio às manifestações. Segundo ele, a polícia vai agir energicamente contra bandidos infiltrados entre as pessoas que querem protestar pacificamente na cidade.

Enquete: O movimento Passe Livre vai conseguir reduzir o preço das tarifas?

Na noite de ontem e madrugada de hoje, saques e depredações ocorreram em vários pontos da região central da cidade.

Vieira negou que a polícia tenha demorado para intervir durante o tumulto que se formou em frente à Prefeitura de São Paulo na noite de ontem.

Segundo ele, a Tropa de Choque e a Força Tática agiram de forma a "preservar a a segurança de pessoas inocentes".

A polícia, diz ele, já está tentando identificar por meio de imagens de câmeras de segurança e de emissoras de TV bandidos que saquearam lojas ontem.

Vieira disse ainda que líderes da manifestação, os integrantes do Movimento Passe Livre, têm de vir a público para condenar atos de vandalismo e de violência. "Liderança pressupõe responsabilidade [...]. Peço que venham público condenar esses atos criminosos", disse.

Marcelo Hotimpsky, um dos líderes do MPL, disse ontem que a violência registrada nas ruas da cidade foi uma "revolta popular". "Tudo o que aconteceu é a revolta popular. Se quiser manter a cidade em ordem, vai ter que mudar para conter esse sentimento de revolta".

De acordo com o secretário da Segurança, 63 pessoas foram presas sob a suspeita de terem cometido atos criminosos no meio da manifestação de ontem.


Endereço da página:

Links no texto: