Folha de S. Paulo


Trânsito flui após bloqueio de pontes em Florianópolis

Manifestantes desocuparam às 21h30 desta terça-feira (18) as pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, em Florianópolis, após uma hora de bloqueio total.

Única passagem entre as áreas continental e insular da cidade, as pontes foram tomadas em apoio aos protestos por melhorias no transporte público iniciados no país na semana passada.

Nenhum motorista entrou ou saiu da ilha durante o bloqueio, e isso provocou filas quilométricas e interrupção de parte das linhas de ônibus.

Não houve confrontos entre manifestantes, motoristas e policiais.

O tenente-coronel Araújo Gomes, responsável pelo policiamento, estimou que entre 25.000 e 30.000 pessoas ocuparam as pontes --mais cedo, sem as imagens do circuito de câmeras, a estimativa havia sido de 50.000.

Antes de chegarem ao local, os manifestantes percorreram um trajeto de cerca de 10 quilômetros na área central gritando palavras de ordem como "Brasil, mostra a tua cara" e "vem pra rua".

Sobre as pontes, muitos silenciaram e passaram a tirar fotos e postar nas redes sociais. Muitos telefonavam para amigos e parentes dizendo, com orgulho, que estavam caminhando sobre as pontes.

Em dias normais, a travessia dos 1.200 metros só é feita de carro ou por passarelas sob as pistas.

PASSE LIVRE

Florianópolis enfrenta protestos anuais contra o reajuste das tarifas de ônibus desde 2003, segundo Waldir Gomes, presidente do sindicato das empresas de ônibus.

Em 2004, as pontes chegaram a ser fechadas por 20 minutos.

A maioria das manifestações do período terminou em confronto entre policiais e estudantes, boa parte guiada pelo MPL (Movimento Passe Livre), que na cidade faz reivindicações desde 2000.

Neste ano, o prefeito Cesar Souza Júnior (PSD) disse que as passagens não serão reajustadas e anunciou para setembro nova licitação das empresas do transporte coletivo.

O bilhete na cidade custa R$ 2,90 para pagamento em dinheiro e R$ 2,70 no sistema eletrônico. O último reajuste foi em janeiro de 2012.


Endereço da página: