Folha de S. Paulo


Falha e depredação fazem a linha da CPTM suspender operações

A linha 9-esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) suspendeu as operação por volta das 18h50 desta terça-feira após registrar uma falha na estação Morumbi, seguida de atos de depredação. A companhia ainda apura onde de como ocorreram os atos de vandalismo.

Segundo a CPTM, o problema começou quando um usuário acionou indevidamente os botões de emergência de um trem que passavam pela estação Morumbi e desceram na via, o que fez com que outras composições trafegassem com velocidade reduzida e maior tempo de parada.

Por ser horário de pico, as plataformas ficaram muito cheias e um grupo de vândalos iniciou a depredação de algumas composições, razão pela qual a operação dessa linha foi suspensa. Os locais atingidos por vandalismo ainda não foram informados pela CPTM. Também não há informação se os atos têm relação com o protesto que ocorre no centro da cidade.

O Paese --que oferece ônibus de graça nos trechos com o serviço interrompido-- foi acionado para atender os passageiros afetados pela suspensão das operações da linha 9-esmeralda. Não há previsão de retomada das operações, segundo a CPTM.

PROTESTO

Um grupo de manifestantes tentou invadir a Prefeitura de São Paulo na noite desta terça-feira durante o protesto contra o aumento das tarifas de ônibus, metrô e ônibus. Guardas civis que faziam um cordão de proteção entraram no prédio, enquanto manifestantes pichavam o local e atiravam objetos.

A polícia chegou a usar spray de pimenta contra os manifestantes depois que eles atravessaram a proteção de grades que cercava o prédio. Alguns manifestantes tentavam acalmar os mais exaltados e recolocaram as grades nos locais iniciais. Até o momento, não havia informações de pessoas feridas ou detidas.

Esse é o sexto protesto promovido contra o aumento das passagens de transporte público. Os primeiros atos foram marcados por confrontos entre policiais e manifestantes. O protesto mais violento ocorreu na última quinta-feira (13), quando cerca de cem pessoas ficaram feridas e mais de 200 foram detidas.

A manifestação com maior número de pessoas, no entanto, ocorreu ontem, quando reuniu cerca de 65 mil, segundo o Datafolha. O ato ocorreu de forma pacífica na maior parte do tempo, tendo ocorrido tumulto apenas na frente do Palácio dos Bandeirantes, já no fim da noite. Não houve, porém, feridos ou detidos.


Endereço da página:

Links no texto: