Folha de S. Paulo


Após protesto, deputados convidam Passe Livre para debater transportes

Na tentativa de dar uma resposta às manifestações que tomam as ruas, os líderes da Câmara dos Deputados decidiram realizar um amplo debate sobre transporte público no próximo dia 26. Serão ouvidos especialistas e representantes do movimento do passe livre em São Paulo.

A decisão foi tomada um dia após milhares de manifestantes protestarem em frente ao Congresso, chegando a ocupar a laje do prédio. A ideia é que sejam discutidas alternativas para um transporte público.

FHC diz que protestos mostram 'descrença nos caminhos políticos'
Haddad pressiona Senado por projeto que reduz tarifa de ônibus

"Não podemos e não adianta fazer uma coisa no afogadilho", disse o presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR). "Temos que estar atentos e sintonizados com aqueles que são nossos patrões, que é o povo. É uma forma de acolher esses movimentos, perceber que eles têm muito a dizer. E também nós temos que dialogar com as partes", completou.

A ideia de realizar um grande debate partiu do líder do PSB, Beto Albuquerque (RS). A deputada Luiza Erundina (PSB-SP) deve fazer o contato com os representantes do movimento passe Livre.

Sebastião Moreira/Efe
Protesto reúne cerca de 10 mil pessoas na região central de São Paulo; grupo sai em passeata contra as passagens de ônibus
Protesto reúne cerca de 10 mil pessoas na região central de São Paulo; grupo sai em passeata contra as passagens de ônibus

"O Parlamento precisa falar menos e ouvir mais a voz das ruas. São varias as insatisfações e temos a obrigação de discutir isso", afirmou Albuquerque.

Os líderes da Câmara se reuniram hoje e discutiram as manifestações. Os deputados, no entanto, apontam diversas motivações para a movimentação nas ruas, mas reconhecem que há uma forte resistência e um desgaste especial com a atuação do Congresso.


Endereço da página:

Links no texto: