Folha de S. Paulo


PT adia ato com Lula em local de manifestação em Goiânia

O PT decidiu adiar ato político previsto para quinta-feira (20) em Goiânia que teria a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A presidente Dilma Rousseff também era aguardada no seminário, alusivo aos 10 anos do partido no governo federal.

Embora a direção petista no Estado aponte problemas de agenda de Lula, que prepara viagem à África, manifestantes fariam na capital goiana um protesto pela tarifa zero em frente ao centro de convenções onde ocorreria a atividade.

FHC diz que protestos mostram 'descrença nos caminhos políticos'
Haddad pressiona Senado por projeto que reduz tarifa de ônibus
TJ encerra expediente e comércio fecha por causa de protesto

Organizado pelo Instituto Lula e pela Fundação Perseu Abramo, o seminário trataria do tema "Desenvolvimento Urbano e Sustentável" e contaria com palestra de Fernando Haddad.

Os protestos contra as tarifas do transporte público se espalharam por várias capitais do país e reuniu ao menos 215 mil pessoas ontem. Em algumas cidades houve registro de atos de violência.

Os atos reuniram a maior quantidade de manifestantes desde a mobilização dos caras-pintadas pelo impeachment do presidente Fernando Collor, em 1992. Embora tenha havido atos que concentraram mais gente desde então, não tinham esse caráter de protesto.

As manifestações de ontem carregaram diversas bandeiras além de questionar as tarifas do transporte coletivo ---da ética na política a investimentos em saúde e contra gastos da Copa de 2014. Muitos políticos foram alvos de repúdio, como a presidente Dilma Rousseff (PT), os governadores Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e Geraldo Alckmin (PSDB-SP) e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT-SP).


Endereço da página:

Links no texto: