Folha de S. Paulo


Manifestantes na Austrália mostram apoio aos protestos no Brasil

Brasileiros que vivem na Austrália se reuniram na segunda-feira (17) para mostrar solidariedade aos protestos que acontecem no Brasil contra o aumento das tarifas do transporte público.

O evento ocorreu então no Hyde Park, ponto turístico que fica no centro da cidade, e não teve passeata. Cerca de 500 pessoas (de acordo com a polícia local) participaram do protesto, que ocorreu por volta das 17h (hora local).

A estudante de biologia Marina Satie, 24, que está há quatro meses no país fazendo graduação, diz que não conseguia tirar os olhos do computador na última sexta-feira (14), em função das imagens de violência durante a repressão ao protesto que ocorreu em São Paulo pela redução das passagens de ônibus e metrô.

"Foi um dia terrível, não conseguia parar de compartilhar informações e procurar por mais, não conseguia parar de pensar nos meus amigos que estavam lá nas ruas, lutando por um país melhor para mim, para todos", diz Satie.

Ela diz que teve uma grande sensação de impotência por estar longe de seu país e não poder colaborar com os protestos, ao mesmo tempo em que sentiu orgulho de amigos e familiares que estavam lá.

A polícia local mobilizou apenas dois agentes para acompanhar a manifestação, que ocorreu sem incidentes.

A cooperação e atenção dos policiais rendeu-lhes uma salva de palmas dos manifestantes no final, além de flores como presente.

GOLD COAST

No mesmo dia, outro protesto foi feito na cidade de Gold Coast.

"A comunidade brasileira daqui se organizou para fazer uma passeata em solidariedade a todos os brasileiros que estão lutando por um Brasil melhor", disse o brasileiro que mora na Austrália Elder Carlos Moura.

Os manifestantes, alguns vestidos com a camiseta da seleção brasileira, cantaram o hino do Brasil e levaram cartazes com palavras de ordem.

A polícia estava no local e os brasileiros não puderam marchar, apenas ficaram concentrados no parque.

Outras manifestações estão agendadas para acontecer ao redor do mundo, como no Japão, Estados Unidos e Inglaterra.

*

PARTICIPAÇÃO

Se você for participar ou se sentir prejudicado pela manifestação, envie seu relato ou imagens para a Redação. Elas poderão ser publicadas pela Folha.

O leitor pode acessar a página "Envie sua notícia" para enviar as informações (nome completo, idade e local), ou encaminhá-las diretamente pelo e-mail enviesuanoticia@grupofolha.com.br ou enviar pelo Instagram com a hashtag #InstaFolha09.

Editoria de Arte/Folhapress
Clique na imagem e veja onde acontecerão os protestos ao longo da semana
Clique na imagem e veja onde acontecerão os protestos ao longo da semana

Endereço da página:

Links no texto: