Folha de S. Paulo


Avenida Morumbi segue parcialmente interditada por conta de protesto

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) montou um desvio na manhã desta terça-feira (18) na região do Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi (zona oeste de SP), por conta de um grupo de manifestantes que interdita parte da via.

Os jovens - cerca de 30 pessoas - passaram a noite no local após o protesto de ontem (17) do Movimento Passe Livre. A CET recomenda que os motoristas evitem passar pela região.

De acordo com a CET, o trânsito está bloqueado no sentido ponte Morumbi entre a avenida Giovanni Gronchi e avenida padre Lebret.

TENTATIVA DE INVASÃO

Durante a noite de ontem, um grupo de manifestantes derrubou um dos portões de acesso ao Palácio dos Bandeirantes.

A polícia respondeu com bombas de gás lacrimogêneo, o que fez com que o grupo recuasse e não chegasse a invadir o prédio, de onde o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e secretários acompanhavam o protesto desde a tarde de segunda-feira.

"Não dá para segurar. O povo está revoltado", disse Caio Martins, membro do Movimento Passe Livre. Na frente do prédio, grupos de manifestantes se dividiram entre pedidos de paz e cantos do hino nacional antes de começar a dispersar.

Desde a chegada ao local, muitos manifestantes chutavam os portões e lançavam pedras em direção aos policiais, que ficaram do lado de dentro do palácio. Outros manifestantes, no entanto, tentavam acalmar as pessoas mais exaltadas.

Editoria de arte/Folhapress

Durante todo o protesto de segunda, o movimento havia sido pacífico. Os cerca de 65 mil manifestantes, que se concentraram no largo do Batata, na zona oeste, no fim da tarde, se dividiram e fecharam vias como a Faria Lima, av. Eusébio Matoso, a av. Paulista, a ponte Estaiada e a marginal Pinheiros, antes de se dirigirem para o palácio dos Bandeirantes.

Esse foi o quinto protesto feito contra o aumento do transporte público. As últimas manifestações foram marcadas por confrontos. O último caso ocorreu na quinta-feira (13), quando houve confusão na rua da Consolação, na região central. Segundo organizadores, ao menos cem pessoas ficaram feridas e mais de 200 foram detidas. Dentre jornalistas, houve 15 feridos, sendo sete da Folha.

Um novo ato está marcado para as 17h de hoje, na praça da Sé, na região central da cidade.


Endereço da página:

Links no texto: