Folha de S. Paulo


Manifestantes interrompem balsa entre Santos e Guarujá

A travessia realizada por balsas entre Santos (SP) e Guarujá (SP) foi interrompida por aproximadamente uma hora na noite desta segunda-feira (17) por manifestantes que protestavam por causa das tarifas do transporte coletivo na Baixada Santista.

Os manifestantes bloquearam os atracadouros das embarcações, e duas balsas foram utilizadas para atravessá-los de Guarujá para Santos. Em seguida, por volta das 21h30, o serviço voltou a operar normalmente.

De acordo com informações da Polícia Militar, apesar da paralisação do serviço de travessia marítima e da interdição de diversas avenidas nas duas cidades, os protestos ocorreram pacificamente.

PROTESTO

Milhares de pessoas saíram às ruas nesta segunda-feira (17) em ao menos 12 capitais do país para protestar contra os reajustes da tarifa de ônibus, a repressão policial nas manifestações recentes em São Paulo e para pedir ética na política, investimentos em saúde, educação e transporte, entre outras reivindicações.

Além de São Paulo, Rio e Brasília, há protestos nas seguintes capitais: Belo Horizonte, Fortaleza, Vitória, Maceió, Belém, Salvador, Curitiba, Porto Alegre e Recife. Há manifestações também em Londrina (PR), Foz do Iguaçu (PR), Indaiatuba (SP) e Juiz de Fora (MG).

Na capital paulista, esse é o quinto protesto. As anteriores foram marcadas por confrontos com a PM. O último caso ocorreu na quinta-feira (13), quando houve confusão na rua da Consolação, na região central.

Para esta segunda-feira, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que a Polícia Militar não usará balas de borracha contra os manifestantes. "Nós acreditamos em uma manifestação pacífica e organizada, em que a polícia vai apenas ordenar para que ela aconteça", disse ontem (16) o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira. (WILHAN SANTIN)


Endereço da página:

Links no texto: