Folha de S. Paulo


Protesto em Curitiba contra aumento da tarifa reúne 5.000 pessoas

Cerca de 5.000 pessoas, segundo a PM (Polícia Militar), participam de mais um protesto contra o aumento da tarifa de ônibus em Curitiba, iniciado por volta das 18h, no centro da cidade.

A praça Rui Barbosa e ruas próximas estão lotadas. Manifestantes falam na participação de 20 a 30 mil pessoas.

Manifestantes se dividem durante passeata em São Paulo
Pai, filhas e neta participam de protesto contra tarifas em SP
Em Brasília, protesto reúne 2.000 pessoas, diz PM
PM usa bombas de gás e balas de borracha durante protesto em BH
Ato contra aumento de tarifas e Copa reúne 5.000 em Salvador

Pelo menos até às 19h, a manifestação seguia pacífica. Ruas foram fechadas para o tráfego pelos participantes, que devem caminhar até a sede da prefeitura, num percurso definido na hora.

A Guarda Municipal e a Polícia Militar acompanham a movimentação à distância.

Em março, a passagem de ônibus em Curitiba subiu cerca de 10%, para R$ 2,85.

A manifestação de hoje reivindica a redução da tarifa para R$ 2,60 (preço anterior) e defende o passe livre para estudantes e a criação de uma empresa pública para gerir o transporte na cidade.

"O transporte é um direito e não deve ser tratado como mercadoria", afirma um manifesto entregue hoje nas ruas, assinado pela Frente de Luta pelo Transporte de Curitiba, que congrega várias organizações e coletivos.

Franklin de Freitas/Folhapress
Manifestantes percorrem ruas do centro de Curitiba durante protesto
Manifestantes percorrem ruas do centro de Curitiba durante protesto

A prefeitura diz ser favorável à manifestação e fez uma reunião na tarde de hoje com representantes do grupo para pedir pela "segurança" da população e dos participantes do evento.

O prefeito Gustavo Fruet (PDT) ainda não comentou as recentes manifestações, mas, em notas oficiais, a gestão já afirmou que "a redução de impostos diminui a despesa mensal para cobrir o rombo, mas não permite redução de tarifa."

Segundo a nota, "a atitude da prefeitura é de responsabilidade, para retomar os investimentos, a qualidade e evitar que o transporte coletivo de Curitiba volte a quebrar".


Endereço da página:

Links no texto: