Folha de S. Paulo


Manifestantes se dividem durante passeata em São Paulo

O grupo de manifestantes que se concentrou no largo da Batata na zona oeste de São Paulo na tarde desta segunda-feira para o protesto contra o aumento das tarifas decidiu se dividir.

Militantes do Movimento Passe Livre decidiram dividir a passeata em dois grupos. Uma parte vai pela avenida Rebouças sentido marginal Pinheiros, e outra pela avenida Faria Lima. Inicialmente, um grupo liderado pelo partido PSTU disse que seguiria em direção à avenida Paulista, mas desistiu do trajeto.

"Dividir a passeata ajuda a dividir a ordem, por isso a decisão", disse o militante Matheus Treis.
O major Wilhelm diz que não há problemas na divisão e que os manifestantes podem ir por onde quiserem, inclusive fechar vias.

"Liberdade democrática de manifestar hoje, beleza?", disse o major à Folha.

PROTESTO

Cerca de 30 mil pessoas, segundo estimativa da PM, se concentraram no largo da Batata, na região de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, antes de seguirem em passeata pela região. O grupo, no entanto, se dividiu em três blocos, seguindo um para a marginal Pinheiros, sentido Brooklin, pela av. Faria Lima e outra em direção a av. Paulista.

As últimas manifestações do grupo foram marcadas por confrontos com a Polícia Militar. O último caso ocorreu na quinta-feira (13), quando houve confusão na rua da Consolação, na região central. Segundo organizadores, ao menos cem pessoas ficaram feridas e mais de 200 foram detidas. Dentre jornalistas, houve 15 feridos, sendo sete da Folha.

Para esta segunda-feira, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que a Polícia Militar não usará balas de borracha contra os manifestantes. "Nós acreditamos em uma manifestação pacífica e organizada, em que a polícia vai apenas ordenar para que ela aconteça", disse ontem (16) o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira.


Endereço da página:

Links no texto: