Folha de S. Paulo


'Jovens têm direito de se manifestar', diz ministro sobre protestos

O ministro Aloizio Mercadante (Educação), um dos mais próximos ao Palácio do Planalto, se mostrou favorável às manifestações que vêm reivindicando redução das tarifas de transporte, mas pediu cautela na reação aos protestos.

"É muito bem vindo os estudantes reivindicarem, se manifestarem e se posicionarem. O que não pode ter é violência e excessos", afirmou nesta segunda-feira (17) em coletiva de imprensa.

Haddad se encontra com representante do Movimento Passe Livre
PM não usará balas de borracha em novo protesto, diz promotor

Mercadante afirmou que a reação da população não demonstra crítica ao governo. "Esse Movimento do Passe Livre existe há anos. (...) O movimento se manifesta publicamente quando há um aumento da passagem. Como São Paulo fez agora, é mais forte lá, mas se você pegar no começo do ano, foi em outras cidades", disse.

O ministro elogiou ainda seu colega de partido e prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). "Tenho total segurança e confiança de que ele vai buscar encontrar soluções estruturantes para um dos mais graves problemas de São Paulo, que é a mobilidade e o transporte público em geral", disse.

Para Mercadante, "muitos partidos políticos" estão atuando nas manifestações. "O que não pode ter é violência, tanto por parte dos manifestantes e, sobretudo, por parte da polícia, que tem que ser bem preparada e bem treinada para evitar que esse tipo de excesso ocorra."


Endereço da página:

Links no texto: