Folha de S. Paulo


Por semana, 9 idosos vítimas de agressão são internados

Levantamento inédito da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que, no Estado, nove pessoas com 60 anos ou mais são internadas por semana em hospitais públicos em razão de agressões físicas.

A maior causa das internações, segundo o estudo, é o uso de força corporal, que pode causar danos físicos e mentais aos agredidos.

Em 2012, 126 idosos foram internados em hospitais públicos do Estado vítimas de agressões físicas.

"Existem muitos tipos de violência contra idosos, e, na maioria dos casos, os agressores são pessoas próximas, como filhos, netos, cuidadores ou familiares", afirma Andréia Magalhães, coordenadora do Serviço Social do Centro de Referência do Idoso (CRI) da Zona Norte, unidade da Secretaria.

Andréia diz que, para cada tipo de agressão, há sintomas específicos, mais fáceis de serem identificados. No caso das agressões físicas, por exemplo, o aparecimento de hematomas é um dos primeiros sinais a serem notados.

DENÚNCIAS

Atos de violência contra idosos podem ser registrados na Delegacia do Idoso ou em qualquer delegacia.

Neste ano, o CRI Norte deverá criar um Núcleo de Atendimento de Violência contra o Idoso. No local, os pacientes que sofrem ou sofreram com algum tipo de violência receberão atendimento médico e psicológico.

Os profissionais que atenderão no Núcleo serão os próprios funcionários do CRI, que já possuem familiaridade com os pacientes e receberão capacitação especial. A previsão é que o primeiro curso de capacitação aconteça em agosto.


Endereço da página: