Folha de S. Paulo


Após confronto entre manifestantes e polícia, acaba protesto em Niterói

Cerca de mil pessoas, segundo estimativas da Polícia Militar do Rio de Janeiro, participaram de manifestação contra o aumento da tarifa de ônibus no centro de Niterói.

O protesto começou por volta das 17h30 na estação das barcas da Praça Arariboia. O preço da passagem teve o mesmo reajuste estabelecido no município do Rio: de R$ 2,75 para R$ 2,95.

Depois de atravessarem a maior parte da avenida Amaral Peixoto, umas das mais movimentadas do centro de Niterói, os manifestantes --que também reclamam dos serviços de barcas no município-- desistiram de parar em frente à sede da Prefeitura, vigiada por 30 policiais do Batalhão de Choque, e se posicionaram nas escadarias da Câmara.

Depois de quase três horas de manifestação pacífica, por volta das 21h, houve um início de confronto entre militantes e policiais.

Cerca de 80 pessoas fecharam o trânsito nas duas pistas da rua Visconde de Rio Branco, uma das principais do centro da cidade, em frente ao terminal rodoviário.

Policiais do Batalhão de Choque jogaram bombas de gás lacrimogêneo para dispersar o grupo. Houve correria.

Duas pessoas foram socorridas no terminal rodoviário porque passaram mal com o gás de pimenta.

No momento do confronto, pessoas dentro de uma igreja evangélica diante do terminal passaram mal com a fumaça.

A estudante de Direito Thamires Ribeiro, 21, foi levada pelos policiais para o Hospital das Clínicas, no Centro de Niterói. Ela está grávida de três meses e se encontra em observação.

Ernesto Carriço/Agência O Dia/Folhapress
Manifestantes fazem ato nesta sexta-feira contra o aumento das passagens de ônibus em Niterói
Manifestantes fazem ato nesta sexta-feira contra o aumento das passagens de ônibus em Niterói

Endereço da página: