Folha de S. Paulo


Ministra condena violência, mas diz que protestos são legítimos

Após os conflitos na noite passada em São Paulo e no Rio de Janeiro, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) afirmou nesta sexta-feira (14) que não se deve admitir "em hipótese alguma" violência nem dos manifestantes nem dos policiais.

Para a ministra, os motivos que levaram ativistas a organizar atos nas duas metrópoles são legítimos. "[O transporte] ele é caro, é insuficiente, tem pessoas que levam três, quatro horas para cumprir sua tarefa", disse. Soluções mais "amplas" devem ser adotas, completou.

Questionada se os manifestantes têm razão "Eu diria que tem um motivo para trazer manifestações com relação ao transporte coletivo", disse a ministra. "Nenhum problema com manifestação. Qual é o nosso problema nas manifestações hoje? É violência, é depredação. O correspondente porque também pode ter tido excesso na repressão."

Ideli disse, também, que o governo federal fez sua parte ao desonerar o transporte público, por meio da medida provisória 617, em vigor e em tramitação no Congresso.

A ministra atribuiu à iniciativa do governo federal o reajuste de tarifas de transporte abaixo da inflação, mas disse que Estados e municípios devem atuar para que, no Congresso, seja aprovado o projeto de lei que institui regime diferenciado de tributação nessa área.

"Não tem impacto suficiente desonerar apenas os impostos federais. Para você poder ter um impacto efetivo, teria que ter medidas complementares de desoneração de impostos municipais e estaduais", disse Ideli. "No caso de SP, foi R$ 0,20 em decorrência da MP, porque senão teria sido maior."

"O tema mobilidade urbana, facilitar o transporte coletivo, priorizar o transporte coletivo em termos de melhorias, de alternativas, é uma preocupação do governo de forma significativa", disse a ministra.


Endereço da página:

Links no texto: