Folha de S. Paulo


Em protesto, sete repórteres da Folha são atingidos; 2 levam tiro no rosto

Sete jornalistas da Folha foram feridos com balas de borracha ou atingidos por spray de pimenta de policiais militares de São Paulo enquanto cobriam as manifestações contra o aumento das tarifas de ônibus na região central. Os sete estavam identificados como profissionais de imprensa.

A repórter da TV Folha Giuliana Vallone teve a região do olho direito atingida por uma bala de borracha e foi hospitalizada. A Folha repudia toda forma de violência e protesta contra a falta de discernimento da Polícia Militar no episódio.

A cabeleireira Valdenice de Brito, 40, testemunhou o momento do disparo. "Quando ela me disse para sair dali por causa do tumulto, um policial mirou e atirou covardemente nela."

Giuliana foi socorrida por funcionários de um estacionamento. Outros cinco jornalistas da Folha também foram atingidos. Um deles, o repórter-fotográfico Fábio Braga foi atingido por dois disparos. Um atingiu o rosto e o outro a virilha.

"Estávamos perto do Choque, encostados numa parede para nos defender das balas de borracha, quando a polícia se afastou de nós e jogou três bombas de gás lacrimogêneo na nossa direção. Foi quando me perdi do outro repórter e acabei desmaiando depois de fugir dali", relatou a repórter Ana Krepp.

Em nota, o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella Vieira, disse que lamenta os episódios e determinou a "abertura imediata de investigações, pela Corregedoria da PM, para apurar rigorosamente os fatos".

OS JORNALISTAS ATINGIDOS

Giuliana Vallone
Félix Lima
Rodrigo Machado
repórteres da TV Folha

Ana Krepp
Leandro Machado
Repórteres do caderno Cotidiano

Fabio Braga
Marlene Bergamo
Repórteres fotográficos da Folha


Endereço da página:

Links no texto: