Folha de S. Paulo


Transporte público se tornou 'problema crônico' das cidades, diz Lula

Sem citar os protestos pelo país contra aumentos na tarifa do transporte público, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quinta-feira (13) que as cidades promovam mais debates para buscar uma "solução" para a mobilidade urbana e para melhorar suas formas de financiamento.

Lula participou em Canoas (região metropolitana de Porto Alegre) de um encontro internacional de autoridades de cidades de periferia.

Alckmin diz que não é possível reduzir valor de passagem em SP

Em palestra, o ex-presidente falou sobre gestão pública e disse que é um "problema crônico" garantir o direito de ir e vir da população.

"É muito fácil falar em transporte de qualidade boa, de qualidade e barato. Lembro que uma vez nós fizemos isso em São Paulo: transporte bom, de qualidade e barato. Eu só quero saber quem é que vai colocar o transporte, a não ser que seja o poder público que estatize o transporte. E se o povo está disposto a financiar o transporte."

A declaração do ex-presidente ocorre em meio a violentos protestos contra o aumento da tarifa na capital paulista, administrada por Fernando Haddad (PT)

PROTESTOS EM SÃO PAULO

Na quarta-feira (12), o Ministério Público de São Paulo reuniu-se com manifestantes do MPL (Movimento Passe Livre) --organizador dos protestos contra o aumento da tarifa do transporte público-- e se comprometeu a marcar uma reunião com Alckmin e com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), para negociar uma suspensão, por 45 dias, do valor da nova tarifa de R$ 3,20. Antes do aumento, a tarifa de ônibus, metrô e trens custava R$ 3.

Integrantes do Movimento Passe Livre afirmaram que, se a reunião surtisse efeito, os protestos também seriam suspensos. Um novo protesto contra o aumento das passagens está previsto para esta quinta-feira, às 17h, em frente ao Theatro Municipal.


Endereço da página:

Links no texto: