Folha de S. Paulo


Tentativa de resgate de presos deixa um agente penitenciário morto no Rio

Um agente penitenciário morreu na noite de quarta-feira (12), por volta das 20h, após ser baleado por criminosos numa tentativa de resgate de presos, na rodovia Niterói-Manilha (BR-101), sentido Rio. Ao menos 20 criminosos armados com fuzis e pistolas usaram motos sem placas, carros e dois caminhões para bloquear a via e parar o carro que levava os detentos.

Houve intensa troca de tiros. Motoristas que passavam pela região tiveram que deixar seus veículos e deitar na pista para se proteger dos tiros.

O inspetor penitenciário Antonio Pereira foi atingido por tiros e não resistiu aos ferimentos. O detento Fabio Batista Gomes também foi baleado, mas não corre risco de morte.

Após o confronto, os criminosos fugiram. Nenhum preso foi resgatado.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, o carro do GSE (Grupamento de Serviço de Escolta) transportava 11 presos, sendo escoltados por três inspetores penitenciários.

Há suspeitas de que o grupo armado queria resgatar Lindomar de Oliveira Abrantes, o Dodô, que seria chefe do tráfico de drogas da localidade conhecida como Reta Velha, em Itaboraí (RJ). A Polícia Militar fez buscas na região com apoio da Polícia Rodoviária, mas nenhum suspeito foi localizado.

O caso está sendo investigado pela 73ª DP (Neves/São Gonçalo). A Secretaria de Administração Penitenciária informou, em nota, que abriu uma sindicância para apurar a morte do funcionário.


Endereço da página: