Folha de S. Paulo


CET suspende rodízio de veículos; multas aplicadas pela manhã serão canceladas

Devido à greve dos funcionários da CPTM que afeta três das seis linhas de trens em São Paulo nesta quinta-feira, o rodízio municipal de veículos está suspenso na tarde de hoje, informou a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

As multas por desobediência ao rodízio registradas durante a manhã serão canceladas. Caso a greve se estenda até amanhã, o rodízio também será suspenso durante todo o dia.

TRÂNSITO

A greve causou trânsito recorde do ano na parte da manhã. Por volta das 11h, a cidade registrava 148 km de lentidão, o que representa 17% dos 868 km de vias monitoradas pela CET. A média do horário é 9,2%.

A pior via era a marginal Tietê, com 19,3 km de lentidão, na via expressa, no sentido Castelo.

GREVE

Segundo a CPTM, a linha 9-esmeralda, que liga Osasco ao Grajaú, está com paralisação total. Para o trecho entre as estações Pinheiros e Grajaú, a empresa acionou 95 ônibus da operação Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência). Quem utiliza as estações no trecho entre Pinheiros e Osasco não terá o apoio do Paese.

Na linha 11-coral, apenas os trens do Expresso Leste estão circulando, entre as estações Luz e Guaianazes. A ligação entre Guaianazes e a estação Estudantes, em Mogi das Cruzes, será feita por 90 ônibus do Paese.

Já na linha 12-safira, a circulação de trens ocorre somente entre as estações Brás e Itaim Paulista. Nesta linha, foram montados dois esquemas de Paese: um entre Itaquaquecetuba e Itaim Paulista, com 60 coletivos, e outro com 20 ônibus entre Itaquaquecetuba e Poá.

Editoria de Arte/Folhapress
Confira as linhas afetadas pela greve dos funcionários da CPTM nesta quinta-feira
Confira as linhas afetadas pela greve dos funcionários da CPTM nesta quinta-feira

As linhas 7-rubi, 8-diamante e 10-turquesa operam normalmente, segundo a CPTM.

A CPTM ainda não tem uma estimativa de quantos passageiros foram prejudicados, mas a linha 9-esmeralda, que está totalmente paralisada, é utilizada diariamente por 550 mil usuários.

Já o trecho da linha 11 que está parado transporta diariamente 200 mil passageiros. Na linha 12, segundo a CPTM, não é possível calcular quantos passageiros usam o trecho que está paralisado. A linha completa é usada diariamente por 240 mil passageiros.

REIVINDICAÇÕES

A categoria reivindica reajuste salarial, aumento no vale-alimentação, mudanças no plano de carreira, entre outros. O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana --que opera as linhas 9-esmeralda e 8-diamante-- e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona da Central do Brasil fizeram diversas reuniões para tentar fechar um acordo, mas nada foi acertado.

As linhas 7-rubi e 10-turquesa são atendidas pelos sindicatos dos Engenheiros no Estado de São Paulo e dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo, que já fecharam um acordo com a companhia

Em nota, a CPTM afirmou ontem que considera irresponsável a decisão de greve. A companhia aponta ainda que o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) determinou que os empregados mantenham 100% da operação nos horários entre 6h e 9h e das 16h às 19h, e nos demais horários 75% da operação ferroviária.

O descumprimento da ordem judicial implicará em multa diária no valor de R$ 100 mil a ser revertida em favor do Hospital São Paulo, Hospital das Clínicas e Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Uma nova assembleia da categoria está marcada para as 14h de quinta-feira, na estação Luz, quando a categoria vai discutir a continuidade da paralisação. Em caso de novas propostas da CPTM, os funcionários podem retomar os trabalhos em seguida.

Segundo a CPTM, com o reajuste oferecido, o salário médio dos ferroviários irá para R$ 2.646,18, sem considerar adicionais e benefícios.


Endereço da página:

Links no texto: