Folha de S. Paulo


Jornalista do Portal Aprendiz é preso durante protesto no centro de SP

Um jornalista do Portal Aprendiz foi preso ontem acusado de participação nos confrontos entre manifestantes contrários ao aumento da tarifa de transporte e policiais militares, na região central de São Paulo.

Segundo o portal, Pedro Ribeiro Nogueira, 27, trabalha há dois meses no veículo e estava na manifestação para fazer uma reportagem sobre o protesto.

Segundo colegas de trabalho que estiveram com ele na delegacia, Pedro afirma que foi detido após presenciar um grupo de policiais militares agredindo duas meninas perto da avenida Paulista. Neste momento, ele tentou defendê-las e entrou na frente dos policiais. Segundo o relato dele, sete PMs passaram a agredi-lo em seguida.

O jornalista foi levado para o 78º DP (nos Jardins) e terminou indiciado sob suspeita de formação de quadrilha, dano ao patrimônio e incêndio criminoso. Ele permanece preso, sem direito à fiança.

Colegas que o encontraram na delegacia afirmam que Pedro apresenta escoriações nas costas e no rosto.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública afirma que ele foi autuado em flagrante por "participação ativa nos protestos e atos de vandalismo registrados na capital".

"A convicção jurídica do delegado se baseia em depoimentos de policiais que avistaram o rapaz danificando uma viatura e uma guarita policial".

O Portal Aprendiz divulgou um vídeo que, segundo o veículo, mostra a agressão sofrida por Nogueira. Veja as imagens:

Vídeo

REPÚDIO

A Associação Cidade Escola Aprendiz divulgou uma nota de repúdio ao caso.

"Ele foi preso errônea e injustamente. O que vimos foi uma ação policial baseada na truculência e na violência, o que constituiu um abuso contra as liberdades democráticas e um ataque violento à liberdade de imprensa", disse o texto.

"Da mesma forma que não apoia os danos ao patrimônio público trazidos por parte dos manifestantes, o Aprendiz repudia o abuso de poder e o cerceamento da liberdade de expressão que foram flagradas por parte da Polícia Militar neste evento. Lamentamos que, ainda nos dias de hoje, alguns jornalistas sejam calados forçosamente, vítimas de uma censura que parece ter sido herdada do tempos da Ditadura Militar. É o país inteiro que perde com isso", continuou a nota.

OUTROS CASOS

O repórter da Folha Leandro Machado também foi detido na noite de ontem durante o protesto. Ele fazia a cobertura da manifestação quando foi abordado. "Chegou um policial com cassetete e disse 'se você não sair vou te bater'. Eu mostrei meu crachá, mas ele disse que isso não significava nada para ele", contou Machado.

Machado foi levado para o 78º DP (Jardins) num carro da PM. No caminho, foi informado pelos policiais de que estava sendo detido por "atrapalhar a ação da polícia". Ele foi liberado momentos depois.


Endereço da página:

Links no texto: