Folha de S. Paulo


Em Paris, Alckmin, Haddad e Temer criticam destruição durante protesto

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) chamou de "baderneiros" os manifestantes envolvidos em atos de depredação durante o protesto de ontem (11) contra o reajuste das passagens do transporte público em São Paulo.

O prefeito Fernando Haddad (PT) também criticou os atos de violência que ocorreram em São Paulo e que foram deflagrados, segundo ele, por "pessoas inconformadas com o Estado democrático de Direito".

Para prefeita em exercício, manifestações violentas impedem diálogo
Dez são presos sem direito a fiança após protestos em SP
Sozinho, PM quase foi linchado durante protesto na região da Sé

Tanto Haddad quanto Alckmin defenderam os reajustes na tarifa de ônibus, trens e metrô por estarem abaixo da inflação e criticaram os manifestantes que estiveram envolvidos em destruição e confrontos. Os dois participaram agora há pouco de uma solenidade em Paris, onde foi apresentada da candidatura de São Paulo à Expo 2020.

"É intolerável a ação de baderneiros e de vândalos destruindo o patrimônio público e devem pagar por isso. É patrimônio coletivo. Destruir ônibus, que é exatamente para servir a população, é inaceitável", disse o governador.

Segundo ele, a polícia vai identificar os responsáveis por atos de violência, que devem ser punidos.

O prefeito disse que a manifestação corria pacificamente até o momento em que parte dos manifestantes começou a provocar o confronto.

"A liberdade de expressão está sendo garantida, mas as pessoas não estão fazendo uso adequado dessa liberdade de expressão. Os métodos não são aprovados pela própria sociedade", disse Haddad.

O prefeito criticou uma parte dos manifestantes, que passou a provocar distúrbios enquanto o protesto ainda era pacífico.

"Pessoas inconformadas com o Estado democrático de Direito passam a adotar outro tipo de postura: de provocação, intimidação, agressão e depredação", declarou.

O vice-presidente, Michel Temer, também comentou as cenas de violência de ontem em São Paulo: "A liberdade que a Constituição garante é a liberdade de expressão, não a de agressão".

O PROTESTO

A manifestação realizada ontem reuniu 5.000 pessoas, segundo a PM, e foi a mais violenta em comparação com os dois protestos que ocorreram na semana passada. Ontem, dois ônibus foram parcialmente incendiados, agências bancárias e lojas foram depredadas e 20 pessoas foram detidas.

As ruas da região central da capital viveram um clima de guerra durante o protesto, que durou mais de cinco horas. Manifestantes lançaram pedras e paus contra a PM, que revidou com balas de borracha, bombas de efeito moral e gás pimenta. Segundo a PM, grupos atiraram até coquetéis molotov contra os policiais.

O ato foi organizado pelo Movimento Passe Livre, que se diz apartidário. A manifestação contou com a participação de partidos políticos de esquerda e movimentos anarquistas. O grupo se diz contrário à violência e admite que não conseguiu controlar os manifestantes. Em sua avaliação, o confronto foi resultado de uma "revolta popular" e da violência excessiva da PM.


Endereço da página:

Links no texto: