Folha de S. Paulo


'É revolta popular, sem controle', diz Movimento Passe Livre

"A gente não tem controle. Ficou claro que a manifestação se transformou numa revolta popular na cidade contra o aumento da tarifa", disse Nina Cappello, 23, estudante de direito e uma das organizadoras do Passe Livre.

Após o fim do protesto, ela culpou a "repressão violenta da polícia" pelos resultados.

Sozinho, PM quase foi linchado durante protesto na região da Sé
Análise: Lei impõe limites, mas não ensina a coexistir

O movimento programa uma novo ato amanhã, a partir do Theatro Municipal.

"A manifestação estava pacífica. A gente parou a Radial Leste e tínhamos como itinerário o Parque Dom Pedro 2º. Mas teve uma repressão muito grande ali", afirmou.

Nina disse que o grupo pretendia entrar no terminal de ônibus e dar fim ao ato ali.

"É uma coisa que a gente sempre faz, que é entrar no terminal para informar a população sobre o ato, fazer um jogral e encerrar. Mas a polícia não deixou", afirmou.

Ela chamou de "absurda" a ação policial na avenida Paulista, onde a PM também usou bombas de gás.

"A gente negociou ir até o vão do Masp. Estávamos num esforço gigante para conter as pessoas", disse.

O grupo quer se reunir com o prefeito Fernando Haddad (PT) ainda nesta semana.

O tenente-coronel Marcelo Pignatari, comandante da operação da PM, disse que a polícia só agiu depois de ser agredida, para reestabelecer a ordem. "O fato de o movimento não ter um líder que assuma responsabilidade dificulta a negociação."

Segundo ele, os manifestantes pretendiam invadir e até incendiar ônibus dentro do terminal Parque Dom Pedro 2º. Por isso, havia negociação para que seguissem outro caminho quando parte do grupo iniciou a invasão.

"O ânimo deles não é defender uma causa de redução da tarifa de ônibus. É causar uma balbúrdia, uma baderna, quebrar a ordem. Não vamos permitir", disse. (GIBA BERGAMIM JR. E EDUARDO GERAQUE)


Endereço da página:

Links no texto: