Folha de S. Paulo


Protesto contra tarifas de ônibus tem oito pessoas detidas em SP

Ao menos oito pessoas foram detidas entre a tarde e a noite desta terça-feira durante o protesto que ocorreu na região central de São Paulo contra o aumento das tarifas de ônibus, metrô e trem. Houve confronto entre manifestantes e PMs após a invasão do terminal Parque Dom Pedro 2º.

Entre os detidos estão um rapaz que jogava pedras e coquetel molotov contra os policiais durante o confronto; um ciclista detido no início do protesto, quando tentou invadia a única faixa que estava liberada na Consolação; e um rapaz que pichava muros na ligação leste-oeste.

Mesmo sob chuva, manifestantes mantêm passeata contra tarifas
Metrô reforça segurança nas entradas das estações da Paulista

Ao menos dois ônibus foram parcialmente incendiados pelos manifestantes e vários outros que estavam no terminal foram pichados por um grupo que conseguiu entrar no terminal. Houve correria no local.

"Enquanto eu negociava com dois que diziam ser líderes do movimento, outro grupo começou a agredir os policiais. Eu mesmo levei uma paulada na perna", disse o tenente-coronel Marcelo Pignatari, comandante da operação, que acrescentou que pode haver mais detidos. Todos serão encaminhados para o 78º DP (Jardins).

Após o confronto, os manifestantes voltaram para a praça da Sé, onde dispersaram em vários grupos menores. Um deles, porém, permanecia na frente da praça, onde ainda havia uso de bombas de gás pela polícia. Outros grupos desceram pela Boa Vista e pela Liberdade.

Os cerca de 5.000 pessoas, segundo estimativa da PM, participavam da manifestação. Antes da invasão do terminal, os policiais tentaram negociar com os organizadores para que eles não entrassem e seguissem por uma rua lateral. Apesar disso, um outro grupo começou um empurra-empurra e atirar pedras contra os policiais.


Endereço da página:

Links no texto: