Folha de S. Paulo


SP já imunizou 1,1 milhão contra a paralisia infantil; campanha vai até dia 21

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil, que começou no último sábado (8), já imunizou 1,1 milhão de crianças no Estado de São Paulo, segundo dados divulgados na manhã desta segunda-feira (10) pela Secretaria de Estado da Saúde.

A vacina deve ser tomada por crianças com mais de seis meses e menores de cinco anos de idade.

De acordo com a secretaria, a campanha vai até o dia 21 de junho e a meta é vacinar 2,4 milhões de crianças contra a poliomielite. O número corresponde à meta de cobertura de 95% dos 2,5 milhões de paulistas que são o público-alvo da campanha.

A vacina, segundo a secretaria, é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

Divulgação
Cartaz da campanha de vacinação contra paralisia infantil, que começa no próximo sábado
Cartaz da campanha de vacinação contra paralisia infantil, que começou no último sábado em todo o país

A novidade da campanha de vacinação neste ano é a mudança da faixa etária abrangida. Receberão as doses em gotas da vacina Sabin apenas as crianças maiores de seis meses.

Além da vacina contra a poliomielite, os pais ou responsáveis que levarem a caderneta de vacinação de seus filhos em algum dos postos fixos poderão aproveitar para atualizar as doses de outros tipos de vacina que estejam em atraso.

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaleia e pode causar paralisia. Desde 1988 o Estado não registra casos de paralisia infantil, porém, a vacinação é fundamental já que o vírus da doença ainda circula na África e Ásia.


Endereço da página: