Folha de S. Paulo


Tropa de elite da PF simula ações com reféns para a Copa das Confederações

Policiais federais simularam ações de retomada de reféns em treinamento realizado no Rio, na manhã deste sábado (8), em vista a Copa das Confederações, que ocorrerá entre os dias 15 e 30 de junho, em seis cidades do país.

Agentes do COT (Comando de Operações Táticas) e do GPI (Grupo de Pronta Intervenção), da tropa de elite da Polícia Federal, treinaram no estande de tiros da Polícia Civil do Rio, no Caju, zona portuária da cidade.

O objetivo é intensificar os treinos para possíveis situações envolvendo autoridades como reféns durante a Copa das Confederações.

O COT é especializado no combate a atos terroristas, como sequestros de aeronaves. Também é empregado em ações como desapropriação, conflitos rurais, segurança de dignitários, escolta de presos perigosos e gerenciamento de crises. Sua sede fica em Brasília, mas há núcleos em outros Estados.

Como o Rio de Janeiro será uma das cidades sede da Copa das Confederações, o treinamento reuniu agentes de todas as unidades que realizaram, durante uma hora e meia, disparos de fuzil e pistola em um alvo --representado como se fosse um sequestrador. A maioria dos agentes acertou os tiros, que foram disparados de um distância de 30 metros.

Também foi realizada uma simulação de sequestro de uma autoridade que era feita refém em um carro.

Segundo o chefe de operações do COT, delegado Willy Bugner, as táticas usadas foram aprendidas com o "Força Delta", principal grupo antiterrorista norte-americano, e são repassadas para o BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e para a CORE (Coordenadoria de Recursos Especiais), unidades especiais das polícias Militar e Civil do Rio.

Bugner destacou ações recentes que mobilizaram o COT, como a segurança do presidente dos EUA, Barack Obama, durante sua visita ao Brasil, em 2011, a megaoperação no Complexo do Alemão, em 2010 e a escolta do vice-presidente John Biden, ocorrida em maio deste ano.

O grupo de 40 policiais irá atuar a partir da próxima segunda-feira (10) em ações no aeroporto Internacional do Rio de Janeiro e em áreas de grande movimento perto do estádio do Maracanã, onde ocorrerão três jogos do evento, incluindo a final.


Endereço da página: