Folha de S. Paulo


Protesto contra aumento da tarifa de ônibus afeta o trânsito no Rio

Uma manifestação contra o aumento das passagens de ônibus no Rio de Janeiro complicou o trânsito no centro do Rio e gerou tumultos. Duas pessoas ficaram feridas por balas de borracha disparadas por policias do Batalhão de Choque da Polícia Militar.

Quatro pessoas foram detidas e levadas à delegacia por terem protestado supostamente com violência e terem atirado pedras, segundo a polícia. Um deles já foi liberado. Organizada por meio de uma rede social, a manifestação reuniu cerca de 200 pessoas.

Protesto contra aumento do ônibus termina em confronto no centro de SP

Os manifestantes ocuparam toda a pista central da avenida Presidente Vargas, na altura do cruzamento com a avenida Rio Branco --as duas principais vias da região central.

O trânsito ficou parada por mais de uma hora até que a pista fosse liberada pouco antes das 20h por agentes de CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego). O tráfego de veículos também foi afetado em outros pontos do centro, como as vias de acesso à ponto Rio-Niterói e à zona sul.

A passagem no Rio aumentou neste mês de R$ 2,75 para R$ 2,95.

SÃO PAULO

Na capital paulista, manifestantes entraram em confronto com a Polícia Militar na noite desta quinta-feira durante um ato contra o aumento da tarifa de ônibus.

Segundo a PM, os manifestantes atearam fogo em caixas de madeira em três pontos da 23 de Maio, quebraram placas de sinalização, invadiram o terminal Bandeira e picharam ônibus. Houve ainda saque em ao menos uma banca de jornal na avenida Paulista.

Com isso, a PM afirma ter usado gás lacrimogênio e tiros de bala de borracha para reprimir o protesto, o que provocou correria. Até as 20h20, o Batalhão de Choque da PM estava no local. Não havia, porém, registros de pessoas feridas ou presas.

Organizadores disseram que parte dos manifestantes pichou alguns estabelecimentos e ruas durante o protesto, mas argumentou que não era possível controlar toda a multidão. Segundo eles, cerca 6.000 participaram do protesto. Já a PM aponta que eram cerca de 2.000 manifestantes.

Gabriela Biló/Futura Press/Folhapress
Grupo faz protesto na região central de São Paulo contra o aumento da passagem de ônibus; imagem mostra o Teatro Municipal
Grupo faz protesto na região central de São Paulo contra o aumento da passagem de ônibus; imagem mostra o Theatro Municipal

Endereço da página:

Links no texto: