Folha de S. Paulo


Promotoria denuncia enfermeiro suspeito de estuprar paciente no Rio

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro denunciou (acusação formal), nesta quarta-feira, o técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual a uma paciente. Ontem, a Justiça já tinha decretado a prisão preventiva do funcionário, que não teve o nome informado.

Segundo a denúncia da Promotoria, o ex-funcionário do Hospital Quinta D'or fez "carícias íntimas" em uma paciente que se recuperava de uma cirurgia no CTI (Centro de Terapia Intensiva) --em uma das ocasiões o ato criminoso teria ocorrido durante o banho à doente.

O hospital, que fica em São Cristóvão, demitiu o empregado por justa causa. O Ministério Público vê um agravante no caso: o fato de a paciente não poder oferecer resistência por estar em recuperação da cirurgia.

Segundo a denúncia, as imagens do circuito interno do hospital mostram que o técnico foi várias vezes ao leito da vítima, apesar de não estar designado para atender a paciente.

"Em uma das ocasiões, ele se aproveitou do fato de a vítima estar sedada para acariciar seu corpo e fazê-la tocar as partes íntimas do denunciado", diz a denúncia.

Em outra, segundo o Ministério Público, ele e uma técnica de enfermagem foram ao leito da paciente com o propósito de lhe dar banho, já que o protocolo do hospital exige a presença de dois técnicos.

O suposto criminoso, no entanto, pediu à técnica para que verificasse a prescrição médica da paciente, segundo a denúncia. Com isso, diz a Procuradoria, ele pôde ficar por cerca de dez minutos sozinho com a vítima e praticou o suposto abuso.

O técnico foi denunciado duas vezes pelo crime de estupro de vulnerável e sua pena pode chegar a 15 anos. A reportagem tentou contato com o seu advogado, mas não o localizou.


Endereço da página:

Links no texto: