Folha de S. Paulo


Polícia planeja ouvir crianças vítimas de estupro ao chegarem em hospitais do Rio

A polícia planeja ouvir as crianças vítimas de violência sexual dentro do Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro da cidade, segundo a chefe da Polícia Civil do Rio, a delegada Martha Rocha. Segundo ela, o projeto deverá ter início com um piloto no local onde teriam ocorrido os abusos.

Rocha disse que o modelo a ser usado é inspirado em um projeto do Rio Grande do Sul e está sendo debatido com o Ministério Público Estadual. "Vamos tentar ouvir depoimentos ainda no hospital. Haverá uma sala própria para que o procedimento seja todo realizado pelo DCAV [Delegacia da Criança e Adolescente Vítima]."

Polícia prende homem suspeito de estupro de jovem na praia do Leblon

A delegada afirma que "é uma forma de evitar que a criança passe novamente pelo momento de dizer [o que ocorreu] na delegacia ou na frente do juiz e do promotor."

BALANÇO

Foram registrados 1.822 casos de estupro no Estado do Rio entre janeiro e abril deste ano, segundo dados da Polícia Civil. No mesmo período, foram presas 70 pessoas acusadas desse tipo de crime. O levantamento mostrou que 68% dos casos ocorreram em residências e quase metade das vítimas são crianças (48%).

"Boa parte desses casos acontecem dentro de casa", afirmou a delegada. De acordo com a polícia, 64% dos casos de estupro foram resultado de violência por parentes ou por conhecidos. Em apenas 36% das ocorrências, a vítima foi atacada por desconhecidos.

Rocha comentou o caso recente de estupro ocorrido no Leblon (zona sul), onde uma adolescente de 14 anos foi estuprada na praia em abril. Ela disse que o delegado que investiga o caso informou hoje que o resultado do exame de DNA do acusado, um homem de 31 anos , deu positivo.


Endereço da página:

Links no texto: