Folha de S. Paulo


Suspeito de fazer arrastão no restaurante Ruella é preso em SP

A polícia prendeu um suspeito de assaltar um restaurante em São Paulo nesta quinta-feira (30), segundo informações da SSP (Secretaria de Segurança Pública).

Vítima de arrastão, apresentador reclama da insegurança

O arrastão aconteceu na noite de ontem no restaurante Ruella, no bairro Itaim Bibi, na zona sul da capital paulista.

Segundo a SSP informou nesta sexta (31), o suspeito foi reconhecido por uma das vítimas. Ainda de acordo com a secretaria, a Polícia Civil não vai divulgar mais informações sobre a prisão para não atrapalhar as investigações.

De acordo com informações da Policia Militar, três homens armados chegaram ao local, que fica na rua João Cachoeira, por volta das 23h30. Eles levaram pertences pessoais dos clientes e fugiram a pé. A ação durou cerca de cinco minutos, disse a PM. Os outros dois suspeitos ainda não foram encontrados.

Danielle Dahoui, 43, proprietária do restaurante há 17 anos, disse que antes de anunciarem o assalto, o trio rendeu três seguranças e dois motoristas que estavam na porta do estabelecimento. "Eles chegaram como se fossem clientes, porém, antes de entrar eles renderam os funcionários com uma arma. Eles foram obrigados a entrar, em fila, no salão e depois anunciaram o assalto com uma naturalidade incrível", disse à Folha.

No total, cerca de 80 clientes estavam no momento do assalto e 20 deles foram roubados. "Eles queriam, principalmente, celulares, relógios e dinheiro. Tudo foi muito rápido e um deles chegou a dizer 'vamos logo que aqui sempre passa polícia', ou seja, eles conheciam a região", explicou Danielle que é dona de outros seis restaurantes na região.

Eduardo Anizelli/Folhapress
Fachada do restaurante Ruella, que fica na rua João Cachoeira, no bairro Itaim Bibi, que sofreu um arrastão na noite de ontem (30)
Fachada do restaurante Ruella, localizado na rua João Cachoeira, bairro Itaim Bibi, que sofreu um arrastão na noite de ontem (30)

O jornalista e apresentador do CQC da Band, Felipe Andreoli, estava no restaurante com a família e publicou o ocorrido em uma rede social. "Entraram dizendo que iam dar tiro em quem escondesse as coisas. É a segunda vez em 2 meses que alguém da minha família passa por isso no Bairro do Itaim. Não duvido que seja o mesmo grupo", disse em sua conta no Twitter.

Editoria de Arte/Folhapress

De acordo com Andreoli, a mesa onde sua família jantava estava no fundo do restaurante e deles os criminosos só roubaram um celular e uma joia. Ninguém ficou ferido.

O caso foi registrado no 14º DP (Pinheiros). Na região há uma outra delegacia (15º DP) entretanto, o local estava fechado no momento do assalto. De acordo com Danielle Dahoui, a região é pouco patrulhada. "O Estado precisa olhar com mais critério para esta onda de crimes que está ocorrendo, pois a gastronomia é patrimônio da cidade. É preciso ampliar o efetivo para garantir a segurança. Não adianta colocarmos mais segurança privada, pois minha ordem sempre será a de não reagir".

O restaurante está equipado com sistema de vigilância por câmeras e as imagens do circuito interno serão cedidas à polícia para ajudar nas investigações. Por enquanto, segundo a Polícia Civil, o crime não tem relação com outros casos registrados em São Paulo.

VIOLÊNCIA

Em abril, conforme estatísticas divulgadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo, foi registrado na região do Itaim Bibi cerca de 123 roubos e 338 furtos, excluídos os casos de furto de veículos. A polícia também registrou um caso de estupro e uma tentativa de homicídio.

Na capital paulista, foram 10.391 roubos em abril último enquanto no ano anterior foram 9.600, um acréscimo de 8,24%. Já na Grande São Paulo, excluindo a capital, foram, respectivamente, 4.124 e 4.358 casos no período, ou seja, um decréscimo de 4,45%.

Na comparação de janeiro a abril deste ano com 2012, o número de roubos subiu 3,61% com o registro de 38.514 casos, ante 37.170 no ano passado.

Editoria de Arte/Folhapress

OUTROS CASOS

Com este, São Paulo registra 21 arrastões a bares e restaurantes somente neste ano. Na noite de segunda-feira (27) uma pizzaria na Vila Mariana, na zona sul, foi alvo dos criminosos.

Cinco homens fizeram um arrastão na pizzaria Forno da Vila, na rua Capitão Macedo, por volta das 21h15. No momento em que o crime ocorreu, um grupo comemorava um aniversário no local. Ninguém ficou ferido.

A polícia conseguiu identificar o paradeiro dos criminosos e no dia seguinte ao crime um dos suspeitos foi morto durante troca de tiros. O resto do bando conseguiu fugir e segue desaparecido.


Endereço da página:

Links no texto: