Folha de S. Paulo


Após 6 meses parado, Bondinho de Campos do Jordão volta a funcionar

Após seis meses parado devido a um acidente, o bondinho turístico de Campos do Jordão voltou a funcionar nesta quinta-feira (30).

Em novembro de 2012, três pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas em um acidente no trecho entre Santo Antônio do Pinhal e Pindamonhangaba.

O trecho em que houve o acidente continua interditado. Agora, o trem partirá da estação de Emilio Ribas, em Campos do Jordão, e seguirá até Santo Antônio. Os passeios ocorrem de quinta a domingo, às 10h e às 14h, e tem cerca de 2h30 de duração.

Segundo Luiz Kesek, diretor turístico da empresa, o bondinho partiu cheio na manhã desta quinta-feira e não houve problemas na viagem.

Ele afirmou que os dois horários de partida do trem para hoje (30) e amanhã (31) estão esgotados, e já há reservas para domingo (2). "A procura pelo passeio no feriado tem sido grande. Existe a possibilidade de abrir um novo horário", afirmou.

Em fevereiro, a EFCJ (Estrada de Ferro Campos do Jordão) divulgou o resultado de uma sindicância para apurar as causas do acidente e responsabilizou o condutor do bondinho por "imperícia e imprudência". Segundo a empresa, ele estava acima da velocidade permitida para o trecho de serra.

A empresa não informou se há previsão de reabrir o trecho em que houve o acidente.

ACIDENTE

O acidente ocorreu no dia 3 de novembro de 2012 em um trecho de serra que fica no município de Santo Antônio do Pinhal (a 161 km de São Paulo), próximo ao km 32 da rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123). Os bombeiros informaram que havia 45 pessoas no bondinho, entre passageiros e tripulantes.

O bondinho descia a serra, no sentido Pindamonhangaba, quando descarrilou e se arrastou pelo barranco. Um helicóptero Águia da PM localizou o bondinho e orientou as equipes dos bombeiros a chegarem ao local por terra.

A estrada de ferro pertence à EFCJ (Estrada de Ferro Campos do Jordão), ligada à Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, e é uma das mais antigas do Estado.


Endereço da página:

Links no texto: