Folha de S. Paulo


Polícia e estudantes entram em confronto por aumento de ônibus em GO

Policiais militares e estudantes entraram em confronto na noite desta terça-feira (28), durante uma manifestação contra o aumento das passagens de ônibus em Goiânia (GO), que subiu de R$ 2,70 para R$ 3.

Segundo a assessoria de imprensa da PM, três ônibus foram queimados e dois depredados. Uma agência bancária também foi incendiada.

Por volta das 21h30, a polícia informou que 14 estudantes foram presos com coquetéis molotov, gasolina, pedras e pedaços de madeira. As manifestações continuavam próximo à Faculdade de Direito.

O conflito começou por volta das 18h em uma praça numa zona universitária da capital. Segundo a PM, estudantes atacaram os policiais com pedras e paus. Homens da Cavalaria e do Batalhão de Choque atiraram balas de borracha e bombas de efeito moral.

Esta não é a primeira vez que policiais e estudantes se enfrentam em Goiânia por causa do aumento do preço da passagem de ônibus.

No último dia 16, o comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar, major Wendel de Jesus Costa, foi filmado dando um soco no rosto de um manifestante. O PM foi afastado da função por "conduta indevida".

O major diz que sua ação não foi excessiva no contexto em que se deu.

O valor da tarifa de ônibus foi reajustado na semana passada. O aumento foi de 11,1%.


Endereço da página: