Folha de S. Paulo


PM aumenta em 50% número de policiais na Parada Gay de SP

A Polícia Militar divulgou na tarde desta terça-feira (28) o esquema de segurança da Parada Gay, que ocorre no próximo domingo na avenida Paulista, no centro de São Paulo. Conforme a Folha revelou ontem, o esquema terá 1.800 policiais --50% a mais que na edição do ano passado.

Segundo o coronel Reynaldo Simões, comandante da região central de São Paulo, o aumento no efetivo não tem relação com os casos de violência durante a Virada Cultural, que ocorreu nos dias 18 e 19 deste mês.

No evento houve ao menos 12 arrastões, segundo a prefeitura. Na madrugada de domingo, o balconista Elias Martins Morais Neto, 19, morreu depois de levar um tiro na cabeça durante um assalto.

"Nós optamos por ampliar o número em face da maior estimativa de público", disse. Ele não revelou, porém, quantas pessoas a PM espera que participem do evento.

O policiamento ostensivo na Parada deve começar por volta das 9h de domingo e irá até 6h de segunda-feira (3). Segundo Simões, o efetivo deve se concentrar em três pontos: na avenida Paulista, na rua da Consolação e na praça da República.

Gabo Morales - 10.jun.2012/Folhapress
Movimento na avenida Paulista durante a Parada Gay de 2012; policiamento será reforçado na edição deste ano
Movimento na avenida Paulista durante a Parada Gay de 2012; policiamento será reforçado na edição deste ano

Para coibir os arrastões, alguns policiais vão circular à paisana e outros ficarão em plataformas elevadas encaixadas nas bases móveis da PM. Segundo o comandante, o equipamento vai aumentar o campo de visibilidade do policial.

Câmeras de segurança também serão instaladas em carros e motos.

Os 17 trios elétricos que vão percorrer o trajeto que começa na avenida Paulista e segue até o final da Consolação também vão divulgar uma série de áudios com dicas de segurança elaboradas pela PM.

As mensagens têm o objetivo de reforçar os cuidados em relação ao uso de celulares e máquinas fotográficas.


Endereço da página: