Folha de S. Paulo


São Paulo vai ganhar o segundo hospital público veterinário ainda neste ano

São Paulo vai ganhar o segundo hospital público veterinário para cães e gatos, ainda neste ano, na zona norte da cidade. Segundo o vereador Roberto Tripoli (PV), mentor do projeto, o anúncio será feito em junho, na semana do meio ambiente, pelo prefeito Fernando Haddad (PT).

A primeira unidade foi inaugurada em julho de 2012, no Tatuapé, zona leste de São Paulo e fez, até março deste ano, mais de 145 mil atendimentos entre exames, cirurgias e aplicação de curativos.

Primeiro hospital público para bicho já 'pede socorro'

O novo hospital, que ainda não tem local definido, atenderá casos mais simples e terá um orçamente mensal de R$ 300 mil, metade dos recursos da primeira unidade. "Se for mais complicado, uma ambulância vai estar disponível para levar o animal até a unidade do Tatuapé", afirmou Tripoli.

O vereador ainda comparou a primeira unidade com o hospital Albert Einstein, centro de excelência na medicina "para humanos". "A [unidade] do Tatuapé tem todos os equipamentos e uma grande equipe, inclusive com oncologista".

A zona norte foi escolhida para abrigar o novo hospital após pesquisa com veterinários identificar uma grande demanda na região. A ideia é que, no futuro, cada região da cidade abrigue uma unidade.

A exemplo da primeira unidade, o hospital da zona norte vai atender somente a população de baixa renda.


Endereço da página:

Links no texto: