Folha de S. Paulo


Justiça Federal derruba liminar que mantinha Feira da Madrugada aberta

O Tribunal Regional Federal da Terceira Região derrubou uma liminar concedida por um juiz federal que mantinha a Feira da Madrugada, no Brás (região central de São Paulo), aberta. Com isso, a partir das 2h desta terça-feira, o espaço conhecido como o maior shopping a céu aberto da América Latina será fechado.

A decisão altera determinação de um juiz federal, que havia impedido a prefeitura de fechar o local para reforma há duas semanas.

Justiça nega recurso da prefeitura para fechar a Feira da Madrugada

O tribunal acolheu um recurso da prefeitura, com base em laudo do Corpo de Bombeiros, que mostrava que a feira --a qual recebe cerca de 30 mil pessoas, entre clientes, comerciantes e seus funcionários-- sofria risco de incêndio, mesmo após reformas feitas por comerciantes no espaço.

Rivaldo Gomes/Folhapress
Feira da Madrugada, no Brás, que será fechada por dois meses para reforma
Feira da Madrugada, no Brás, que será fechada por dois meses para reforma

O secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Eliseu Gabriel, disse que, na próxima semana, deve começar a reforma, que vai durar pelo menos dois meses.

Os comerciantes terão amanhã e quarta-feira para retirar todas as mercadorias do espaço, de 176 mil metros quadrados.

A CET vai preparar um bolsão de estacionamento onde funcionava o antigo Edifício São Vito, na avenida Mercúrio, para receber os ônibus que trazem os clientes de todo o país à feira.

Por risco de incêndio, a Prefeitura de São Paulo determinou o fechamento da Feira da Madrugada no último dia 30 de abril.

Em 9 de maio, um grupo que representa parte dos cerca de 4.500 comerciantes do local conseguiram uma liminar na 24ª Vara Federal para manter o espaço aberto.

A contrapartida era que fosse feita reforma, que foi feita. Porém, o Corpo de Bombeiros considerou as mudanças insuficientes.

Com base num laudo dos bombeiros, a prefeitura recorreu e obteve a vitória na Justiça nesta tarde.


Endereço da página:

Links no texto: