Folha de S. Paulo


Após mortes em briga de vizinhos, SP lança campanha para evitar crime banal

Três dias após uma briga entre vizinhos que acabou em três mortes num condomínio de alto padrão na Grande São Paulo, o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella, lançou nesta segunda-feira (27) uma campanha para evitar crimes banais.

O programa "Conte até 10. Paz. Essa é a atitude" foi lançado nesta manhã com a participação do secretário, do delegado-geral Mauricio Blazeck e de integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público.

Casal dizia que barulho de vizinho era 'insuportável', diz parente
'Foi um dia de fúria', diz delegado sobre crime na Grande SP

O conselho criou a campanha há seis meses em todo o país, e agora o governo trouxe a iniciativa para São Paulo.

Segundo o governo, a campanha tem a intenção de evitar os assassinatos cometidos por impulso, em momentos de raiva, "frutos da intolerância".

Reprodução
Peças da campanha 'Conte até 10', com os lutadores Anderson Silva (acima) e Júnior Cigano
Peças da campanha 'Conte até 10', com os lutadores Anderson Silva (acima) e Júnior Cigano

"Sexta-feira, acordamos chocados com a notícia de um empresário que matou um casal. Tudo aconteceu por causa de um suposto barulho. Em suma, o motivo foi a intolerância. Cito esse episódio para lembrar que os crimes por motivos fúteis são 30% do total. São pessoas de bem que perdem a cabeça", disse o secretário.

LUTADORES DE MMA

A campanha conta com a participação de lutadores de MMA, como Anderson Silva, e Júnior Cigano, "exemplos de auto-controle", segundo organizadores.

Além da campanha publicitária em rádios e nos trens do metrô e da CPTM, haverá uma cartilha que será distribuída nas escolas.

"A maioria dos homicídios acontece por motivos banais. Parar para pensar e contar até dez é importante para que as pessoas respirem fundo antes de praticar um ato violento", disse Carolina Ricardo, do Instituto Sou da Paz.

Os preparativos para o lançamento da campanha coincidiram com um crime por motivos fúteis.

Na semana passada, o empresário Vicente D'Alessio, 62, matou a tiros o casal formado pelo executivo Fábio Rubim, 40, e a dentista Mirian Baida, 37, dentro do apartamento do casal em Santana do Parnaíba. Após o duplo assassinato, o empresário se matou, dentro do elevador do prédio.

Em seu depoimento, a mulher do empresário disse que ele reclamava do barulho forte de um sapato vindo do andar de cima, onde o casal vivia com a filha, de um ano e meio. Ela nada sofreu. (GIBA BERGAMIN JR.)

Reprodução/Facebook
O casal Fábio de Rezende Rubim, 40, e Miriam Cecília Amstalden Baida, 37, que foi morto pelo vizinho em Santana de Parnaíba (SP)
O casal Fábio de Rezende Rubim, 40, e Miriam Cecília Amstalden Baida, 37, que foi morto pelo vizinho em Santana de Parnaíba (SP)

Endereço da página:

Links no texto: