Folha de S. Paulo


Em clima de diversão, crianças aprendem sobre consciência ambiental em SP

A marquise do Ibirapuera, em São Paulo, ganhou no fim de semana "cara" de parque infantil. A diferença foi que as atividades tinham um propósito comum: promover a consciência ambiental.

O que mais chamou a atenção dos mais de 100 mil visitantes do Viva a Mata (conforme a Fundação SOS Mata Atlântica, a organizadora), foi o espírito lúdico e interativo.

Fossem teatro, fantoches, música, contação de histórias ou brincadeiras temáticas, as atividades a um só tempo ensinavam e divertiam.

Uma das mais procuradas foi a oficina de pintura de cabeças de espuma de tubarão, que, depois, eram vestidas pelas próprias crianças.

"O propósito é de desmistificar o tubarão, que ficou muito estigmatizado como vilão depois do filme 'Tubarão', de Spielberg", explicou o biólogo Daniel Fernando de Moura.

Apu Gomes/Folhapress
Criança brinca com ativista vestido de tubarão-martelo durante o evento Viva a Mata
Criança brinca com ativista vestido de tubarão-martelo durante o evento Viva a Mata

"O tubarão é um animal do topo da cadeia, que regula a qualidade do ambiente. Só ataca humanos em situação de desequilíbrio ambiental."

Gloria, 4, que participou da oficina, diz que tinha medo de tubarões quando entrava no mar. "Agora sei que normalmente ele só come peixe."

Outro sucesso foi o pavilhão Ambientes Urbanos, em que crianças e adultos descreviam hábitos de transporte, descarte de lixo e uso de energia. Calculava-se então quantas árvores por ano cada um deveria plantar como compensação.

Nicollas Val Costa, 12, saiu-se com 3,98 árvores. "Preciso usar menos o forno elétrico e pedir para meus pais abastecerem o carro com etanol."
Em termos de filas, o pavilhão que abrigava a "aventura sustentável" foi campeão.

Um escorregador despejava as crianças numa piscina com bolinhas de várias cores, cada qual simbolizando um tipo de lixo para coleta seletiva. Elas eram depositadas no recipiente adequado. Ao final, todos ganhavam mudas de ipê.

DEBATE E MANIFESTO

Paralelamente à nona edição do Viva a Mata, um ciclo de debates e palestras no MAM discutiu temas como o consumo consciente de pescado.

Ontem, último dia do evento, foi lançado o manifesto "Cumpra-se", que reúne organizações da sociedade civil com o objetivo fiscalizar o cumprimento do Código Florestal, aprovado no ano passado.


Endereço da página: