Folha de S. Paulo


Capital e Grande SP têm aumento de casos de latrocínio

Apesar da queda no número de assassinatos no Estado, a violência aumentou na capital, segundo os dados estatísticos divulgados nesta sexta-feira (24) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Em abril deste ano, foram registrados 14 latrocínios (roubo seguido de morte). No mesmo período do ano passado, foram nove casos. Na Grande SP, foram 12 latrocínios no mês passado contra 6 em abril de 2012. Já no Estado, foram 36 casos de latrocínio em abril deste ano contra 33 no mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, de janeiro a abril deste ano em relação ao ano passado, registrou 54 casos, o que equivale a um acréscimo de 74,2%. Em 2012, houve 31 casos no mesmo período.

Um dos casos de maior repercussão ocorrido no início de abril na capital foi a morte do estudante Victor Hugo Deppman, no Belém (zona leste da capital). Após entregar o celular para o assaltante, o jovem foi morto com um tiro na cabeça. O criminoso, na época menor de idade, foi detido e levado para a Fundação Casa (antiga Febem).

Na Grande SP, a morte da dentista Cinthya Magaly Moutinho de Souza também gerou grande comoção após a vítima ter sido queimada dentro do consultório, em São Bernardo do Campo. Os assaltantes atearam fogo na vítima, em 25 de abril, pois ela tinha apenas R$ 30 no banco.

Editoria de Arte/Folhapress

HOMICÍDIOS

Na capital, foram 95 homicídios em abril último enquanto no ano anterior foram 103 mortes, um decréscimo de 7,8%. Já na Grande São Paulo, excluindo a capital, foram, respectivamente, 85 e 87 homicídios no período, ou seja, um aumento de 2,3%

Os casos de roubo, no entanto, registraram queda na capital paulista. Foram 4.164 casos em abril deste ano contra 4.358 no ano passado. Já os roubos de veículos registraram aumento de 5%. As ocorrências de estupro também tiveram aumento de 6%.

Na comparação de janeiro a abril deste ano com 2012, o número de homicídios subiu 10,8% com o registro de 400 casos, ante 361 no ano passado.


Endereço da página:

Links no texto: