Folha de S. Paulo


Governador de Pernambuco anuncia fim do racionamento de água

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), anunciou neste domingo (19) o fim do racionamento de água para 1,3 milhão de moradores do Recife e Jaboatão dos Guararapes, município da região metropolitana.

Segundo Campos, o abastecimento voltará ao normal a partir de amanhã (20). O racionamento foi implantado no início de março devido à seca que atinge o Nordeste.

O sistema adotado, de rodízio por bairros, previa o abastecimento por 20 horas consecutivas, seguido de corte por outras 28 horas.

De acordo com o governador, as chuvas dos últimos dias elevaram o percentual de água acumulada nos reservatórios. Além disso, a previsão é que as barragens continuem acumulando mais água nos próximos meses.

O percentual na barragem de Pirapama, usada como referência pelo governo, subiu de 13% no final de março para 42% hoje.

Mesmo com o fim do racionamento, a expectativa é que o manancial atinja 50% da sua capacidade até agosto, volume considerado seguro pelos técnicos do setor.

MP DOS PORTOS

Questionado na entrevista coletiva sobre o que achou do texto aprovado da MP dos portos, Campos se recusou a comentar.

Ele disse que só falará sobre o assunto nesta segunda-feira (20), quando se encontrará com a presidente Dilma Rousseff em uma solenidade no porto de Suape, em Ipojuca (PE).

O governador também se recusou a responder perguntas sobre as movimentações políticas para a sucessão presidencial. "Hoje só falo sobre água", disse.


Endereço da página: