Folha de S. Paulo


Haddad diz que alerta de chuva por torpedos teria custo alto demais

O prefeito Fernando Haddad (PT) indicou nesta sexta-feira que não deve sancionar o projeto do vereador Ricardo Young (PPS) que obriga a prefeitura a mandar mensagens de celular aos paulistanos com alertas sobre tempestades. Sem citar valores, ele disse que o serviço pode gerar custos elevados aos cofres públicos.

O texto foi aprovado em segunda votação ontem na Câmara Municipal.

De autoria do vereador Ricardo Young (PPS), o projeto diz que a prefeitura terá que enviar torpedos com avisos aos moradores alertando sobre iminentes alagamentos, no mínimo, duas horas antes.

Porém, o texto não deixa claro como seria feito o cadastro de pessoas que receberiam o serviço nem o custo previsto para isso. De acordo com Young, as mensagens terão que ser mandadas a todos os cerca de 20 milhões de aparelhos da cidade e que a prefeitura teria que fazer parceriais com as operadoras para um eventual "custo zero".

Para Haddad, porém isso não e possível. "Estamos conversando coma Defesa Civil para saber se mandar um SMS para cada celular é eficiente. Podemos estar falando de custos altíssimos", disse Haddad.

Segundo ele, a Defesa Civil já tem uma parceria com as rádios da cidade. "O custo disso é muito menor e é bastante eficente", afirmou o prefeito.

Haddad diz que mandar torpedo para todos os moradores não é viável porque, muitas vezes, as chuvas fortes atingem somente algumas áreas. "Às vezes chove na zona leste e não chove na zona sul, aí eu vou enviar para os moradores da sul um alerta de chuva? Precisa pensar bem ao usar o recurso", disse.


Endereço da página:

Links no texto: