Folha de S. Paulo


Promotoria denuncia 12 pessoas sob acusação de fraudar leite no RS

Doze pessoas foram denunciadas nesta sexta-feira (17) pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul sob acusação de participação em um esquema de adulteração de leite, de dezembro de 2012 a maio de 2013.

Os acusados fazem parte do núcleo de Ibirubá (RS) identificado pela Operação Leite Compen$ado, desencadeada no último dia 8. As acusações são de formação de quadrilha, adulteração de produto alimentício destinado a consumo e lavagem de dinheiro.

Promotoria do RS denuncia dois suspeitos de fraudar do leite
Fórmula para adulterar leite era vendida por R$ 10 mil, diz promotor
Suspeito de adulterar leite no RS nega envolvimento em fraude

Dentre os denunciados, seis estão detidos no Presídio Estadual de Espumoso desde o dia em que a ação começou. Outras duas pessoas foram ouvidas naquele mesmo dia e liberadas em seguida. Não há previsão de pedidos de prisão para os acusados que estão em liberdade, segundo a Promotoria.

Foi a segunda denúncia apresentada em decorrência da investigação. Na última quarta-feira (15), outras duas pessoas foram denunciadas por adulteração de produto alimentício destinado a consumo no núcleo de Guaporé (RS).

OPERAÇÃO

A operação Leite Compen$ado investiga um esquema de adulteração de leite no Rio Grande do Sul.

O leite tinha o volume alterado com uma mistura de água e ureia (que contém formol, substância cancerígena). Transportadores do produto, que levam o leite dos produtores às indústrias de processamento, eram os responsáveis pela adulteração.

Lotes de quatro marcas (Latvida, Italac, Mu-Mu e Líder) foram retirados de circulação. As quatro empresas informaram que já retiraram de circulação os lotes recomendados pelo Ministério da Agricultura e colocaram-se à disposição dos órgãos que coordenam a operação. Elas negam envolvimento no esquema.

A indústria VRS, fabricante do leite Latvida, já teve uma audiência com o Ministério Público do RS na terça-feira (14), para dar início à negociação de um possível TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). As outras empresas serão ouvidas nos próximos dias, segundo a Promotoria.

Veja aqui os lotes retirados do mercado:

Italac Integral (Lotes L05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1)

Italac Semidesnatado (L12KM1),

Líder UHT Integral (Lote TAP1MB - Produzido em 17/12/2012 e com validade até 17/04/2013),

Mumu UHT Integral (Lote 3ARC),

Latvida UHT Desnatado (com fabricação em 16 de fevereiro de 2013 e validade até 16 de junho de 2013).


Endereço da página:

Links no texto: