Folha de S. Paulo


Bolsonaro pede autorização para pesca em área de conservação no Rio

O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) entrou com um mandado de segurança na Justiça Federal do Rio, em fevereiro deste ano, pedindo autorização para a pesca amadora na estação ecológica de Tamoios, em Angra dos Reis, no sul Fluminense.

O local, porém, é considerado unidade de conservação federal de proteção integral, ou seja, qualquer interferência de pessoas na região deveria ser impedida.

A Estação Ecológica de Tamoios foi criada por um decreto federal, estando localizada na Baía de Ilha Grande, nos municípios de Angra dos Reis e Paraty. Ao todo, são 29 ilhas, ilhotas, lajes e rochedos e seus respectivos entornos marinhos no raio de 1 km de extensão.

A questão aguarda decisão do juiz Bruno Otero Nery, da 7ª Vara Federal. O procurador Maurício Manso expediu um parecer sobre o caso e informa que o deputado Bolsonaro quer "um verdadeiro salvo-conduto de pesca emitido pelo Judiciário" --algo "impensável", disse.

Alan Marques - 29.jun.2011/Folhapress
Deputado Jair Bolsonaro, que pediu autorização para pesca em área de conservação no Rio de Janeiro
Deputado Jair Bolsonaro, que pediu autorização para pesca em área de conservação no Rio de Janeiro

"Ele disse que buscava garantir o direito de pequenos pescadores. O mandado de segurança é um instrumento jurídico de interesse particular em que ele não pode repassar para um conjunto de pessoas. É personalíssimo. Se ele morrer, a ação se extingue. Se ele buscasse pelo interesse dos pescadores entraria com uma ação popular ou uma ação civil pública", disse o procurador Maurício Manso.

O deputado Jair Bolsonaro se defende. Diz que "briga pelos interesses dos pequenos pescadores da região" e que não realizava "pesca predatória".

"Estava num barco de borracha com outras duas pessoas quando fui abordado pelos fiscais do Ibama. Eu fui pessoa ofendida. Busquei garantir o meu direito e assim criar jurisprudência para os outros. Joguei só uma linha. Estava pescando peixe sem valor, cocoroca", garante o deputado.

A procuradora da República Monique Cheker, que atua em Angra dos Reis, afirma que "aquela área é apenas destinada à pesquisa".

"Tem vários lugares em Angra e no Brasil para quem quer pescar. Ali, não pode. É uma região apenas para pesquisas em que é preciso ter fiscalização constante por ser necessária a sua preservação. Se, eventualmente, houvesse um problema nas usinas nucleares, aquela área seria a primeira a ser afetada", conta a procuradora.

Monique Cheker enviou, em fevereiro, ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel o caso para que seja analisada a suposta prática de crime ambiental pelo deputado.

Gurgel encaminha o caso para o STF (Supremo Tribunal Federal) que decidirá se será necessária a abertura de inquérito contra Bolsonaro, que tem foro privilegiado.


Endereço da página: