Folha de S. Paulo


Câmara de São Paulo aprova envio de torpedo para alertar chuvas

A Câmara de São Paulo aprovou um projeto que obriga a prefeitura a enviar mensagens de texto aos celulares dos paulistanos com alertas sobre a chegada de chuvas e de iminentes alagamentos.

De autoria do vereador Ricardo Young (PPS), o projeto agora precisa ser sancionado pelo prefeito Fernando Haddad (PT) para começar a valer.

Hoje, a única maneira de se informar sobre isso é acompanhando o noticiário nas rádios e emissoras de TV ou por meio do site do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, que monitora as chuvas na cidade.

O vereador diz que se inspirou em iniciativas do tipo nos Estados Unidos e Europa para dar informações sobre nevascas, por exemplo.

Em 2011, a prefeitura deu início a um projeto semelhante, mas apenas para os moradores da região da favela Pantanal, na zona leste de São Paulo, que sofreu com as enchentes durante quase dois meses inteiros durante o verão.

De acordo com o texto de Young, o município terá que celebrar convênios com empresas de telefonia móvel. As informações terão que ser passadas com antecedência de pelo menos duas horas aos paulistanos.

Segundo o parlamentar, o projeto permitiria que empresas, repartições públicas e escolas pudessem antecipar o fim do expediente para que os paulistanos cheguem em casa antes das chuvas.

PROJETOS

Também foi aprovado projeto dos vereadores Antonio Goulart (PSD) e Roberto Trípoli (PV) que permite que os animais de estimação sejam enterrados no mesmo jazigo de seus donos em cemitérios municipais. O projeto irá a segunda votação.

A um ano da Copa do Mundo, os vereadores também deram o título de cidadão paulistano para o presidente da Fifa, Joseph Blatter.


Endereço da página: