Folha de S. Paulo


Câmara de SP aprova projeto que cria normas para artistas de rua

A Câmara aprovou nesta terça-feira projeto que regulamenta os artistas de rua da cidade. De autoria de vereadores do PT, PSD, PC do B e PSDB, o texto permite que os autores atuem em ruas, semáforos, parques e praças desde que não sejam patrocinados por empresas privadas.

Grupos de artistas acompanharam a votação e comemoraram a aprovação, em segunda votação. Se for sancionada pelo prefeito Fernando Haddad (PT), a lei vai restringir a atividade dos artistas de rua até as 22h e permitirá que eles "passem o chapéu".

A apresentação nas ruas da cidade é permitida com base num acordo do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), mas associações de artistas vêm cobrando que o texto vire lei municipal.

De acordo com o texto, os artistas só poderão usar as ruas durante a execução do espetáculo, por período curto, sem atrapalhar o trânsito e respeitando áreas verdes, bens particulares e de uso comum.

Olga Lysloff - 08.dez.12/Folhapress
Artista de rua em calçada da região da avenida Paulista, no centro de São Paulo
Artista de rua em calçada da região da avenida Paulista, no centro de São Paulo

Os autores também não poderão se posicionar em pontos que atrapalhem a circulação de pedestres e usar palco ou qualquer estrutura parecida.

Só será permitida manifestação com propaganda se forem projetos apoiados com base em lei de incentivo à Cultura.

São consideradas manifestações artísticas no projeto: teatro, dança, capoeira, mímica, artes plásticas, malabarismo, folclore, literatura e poesia

O projeto permite a venda de CDs, DVDs, livros, quadros e peças artesanais ligados à atividade do autor.

"A apresentação dos artistas de rua, mediante inclusive a passagem de chapéu, é prática milenar que enche de alegria, sons e imagens a cidade. O município se aquece e se embeleza com a prática artística", diz a justificativa do projeto.


Endereço da página: