Folha de S. Paulo


Após chuva, falta de luz deixa 59 escolas e creches sem aula no Rio

Ao menos 59 escolas e creches tiveram as aulas canceladas nesta segunda-feira por causa da falta de energia provocada por um temporal no Rio de Janeiro. Às 17h, ainda não havia informações sobre o número de alunos prejudicados.

Na rede municipal, 53 escolas e creches ficaram sem aulas hoje. Já no Estado, foram seis colégios. As secretarias municipal e estadual de Educação não confirmaram se a luz já havia voltado nessas unidades nem se as aulas ocorrerão normalmente na terça-feira (7).

Rio registra 99 quedas de árvores após temporal
Homem morre após ser atingido por árvore no Rio
Rajadas chegam a 100 km/h deixam bairros sem luz
Temporal causa transtornos no Rio; envie foto ou relato

A Light (distribuidora de energia elétrica) afirmou em nota que normalizou a luz apenas em alguns trechos dos bairros atingidos pelo temporal. Desde cedo, técnicos trabalham para normalizar o fornecimento de energia em quarteirões de 16 bairros das zonas norte, sul e oeste.

À tarde estavam sem luz trechos de Campo Grande, Bangu, Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Jardim Botânico, Leblon, Gávea, Laranjeiras, Botafogo, Tijuca, Méier, Pavuna, Irajá, Guadalupe, Olaria e Penha.

A distribuidora também tenta solucionar problemas de falta de energia em trechos de bairros das cidades de Nova Iguaçu, São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita, Queimados e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

"As interrupções foram causadas por queda de árvores inteiras e galhos sobre a rede, devido aos fortes ventos e chuvas na manhã de hoje. Para restabelecer o fornecimento, é necessário um trabalho complexo de isolamento da área afetada, retirada de objetos sobre a fiação e reconstituição da rede elétrica", afirmou, em nota, a Light. A companhia não informou a previsão de normalização do serviço nessas regiões.

TEMPORAL

As chuvas que atingiram o Rio na manhã desta segunda-feira também provocaram a morte de um homem de 37 anos. Ele dirigia uma van na rua Marechal Floriano, no centro, quando teve o veículo atingido por uma árvore.

Ao todo, a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) registrou 99 quedas de árvores até o meio-dia. A maioria delas foram registradas na zona sul da cidade --um total de 59. Outras 30 caíram na zona norte e 10 na oeste.

A companhia diz que os principais pontos atingidos foram Alto da Boa Vista, Vidigal, Laranjeiras, Vila Isabel, Méier, Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes, Campo Grande, Bangu, Pedra de Guaratiba e Santa Cruz.

Rajadas de vento chegaram a atingir 100 km/h, por volta das 5h40, em Santa Cruz, zona oeste do Rio, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). "Os ventos são mais intensos nessa região da zona oeste porque ela fica mais ao sul, próximo à Baía de Sepetiba", disse a meteorologista do Inmet Marlene Leal à Folha.

A Central de Operações da Prefeitura do Rio afirmou que ao menos 85 sinais de trânsito apresentaram problemas nesta segunda. A CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirma que operadores estão nos pontos identificados para atuar na orientação dos motoristas.


Endereço da página:

Links no texto: