Folha de S. Paulo


Rio registra 99 quedas de árvores após temporal; homem morre

A Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) afirmou na tarde desta segunda-feira que foram registradas 99 quedas de árvores após o temporal que atingiu o Rio de Janeiro durante a manhã.

Segundo os bombeiros, um homem de 37 anos morreu quando uma árvore caiu sobre a van que ele dirigia na rua Marechal Floriano, próximo à Light (distribuidora de energia elétrica), no centro.

Homem morre após ser atingido por árvore no Rio
Rajadas chegam a 100 km/h deixam bairros sem luz
Temporal causa transtornos no Rio; envie foto ou relato

De acordo com a Comlurb, o balanço aponta as árvores caídas até o meio-dia. A maioria delas foram registradas na zona sul da cidade --um total de 59. Outras 30 caíram na zona norte e 10 na oeste.

A companhia diz que os principais pontos atingidos foram Alto da Boa Vista, Vidigal, Laranjeiras, Vila Isabel, Méier, Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes, Campo Grande, Bangu, Pedra de Guaratiba e Santa Cruz.

A Central de Operações da Prefeitura do Rio afirmou que ao menos 85 sinais de trânsito apresentaram problemas nesta segunda. A CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirma que operadores estão nos pontos identificados para atuar na orientação dos motoristas.

AULAS

As chuvas também provocaram falta de energia em diversos pontos da cidade. Com isso, ao menos 59 escolas e creches tiveram as aulas canceladas devido à falta de luz. Às 17h30, ainda não havia informações sobre o número de alunos prejudicados.

Na rede municipal, 53 escolas e creches ficaram sem aulas hoje. Já no Estado, foram seis colégios. As secretarias municipal e estadual de Educação não confirmaram se a luz já havia voltado nessas unidades nem se as aulas ocorrerão normalmente na terça-feira (7).

A Light (distribuidora de energia elétrica) afirmou em nota que normalizou a luz apenas em alguns trechos dos bairros atingidos pelo temporal. Desde cedo, técnicos trabalham para normalizar o fornecimento de energia em quarteirões de 16 bairros das zonas norte, sul e oeste.

Permaneciam sem luz trechos de Campo Grande, Bangu, Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Jardim Botânico, Leblon, Gávea, Laranjeiras, Botafogo, Tijuca, Méier, Pavuna, Irajá, Guadalupe, Olaria e Penha.

A distribuidora também tenta solucionar problemas de falta de energia em trechos de bairros das cidades de Nova Iguaçu, São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita, Queimados e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

FRENTE FRIA

A frente fria que atinge o Rio provocou rajadas de vento de até 100 km/h, por volta das 5h40, em Santa Cruz, zona oeste do Rio, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Essa é a terceira vez no ano que o instituto registra velocidades intensas de vento na cidade. No dia 3 de janeiro, os picos de ventania alcançaram 121 km/h no mesmo bairro da zona oeste. No dia 10 de março, as rajadas de vento chegaram a 106 km/h na Vila Militar, em Deodoro, também na zona oeste.

"Os ventos são mais intensos nessa região da zona oeste porque ela fica mais ao sul, próximo à Baía de Sepetiba", disse a meteorologista do Inmet Marlene Leal à Folha.

A estação de medição do instituto também registrou rajadas de vento de 93 km/h, entre 6h e 8h, no Forte de Copacabana, zona sul. Na estação de Marambaia, zona oeste, foram registradas rajadas de 86 km/h.

"Essa frente fria, que veio do Sul, é passageira e deve sair do Rio de Janeiro até o fim do dia. Ela segue ainda hoje para o Espírito Santo", afirmou Marlene Leal.


Endereço da página:

Links no texto: