Folha de S. Paulo


Pedidos de noivado criativos são saudáveis, diz psicólogo

Dois especialistas em relacionamentos afirmaram que pedidos de casamento em público e inusitados são saudáveis, costumam agradar as mulheres e fazem parte de um ritual de passagem que marca a divisão entre o namoro e um compromisso mais sério.

Noivos inventam pedidos inusitados para conseguir o 'sim'

Aílton Amélio da Silva, psicólogo da USP e blogueiro sobre questões amorosas, avalia que as cerimônias são importantes na definição de como atuar socialmente.

"Rituais acontecem em todas as culturas e são importantes para demarcar uma mudança de papel social. Para isso, é preciso uma solenidade que mostre que algo aconteceu. De preferência, é preciso fazê-la com emoção, com algum estardalhaço."

Segundo o especialista, "quem não faz [um pedido público de casamento], deixa tudo meio no ar e pode haver confusão entre os momentos da vida".
Mas, de acordo com o psicólogo, há casos em que o objetivo do pretenso noivo vai além de pedir a mão da namorada em casamento.

"Quando há muito exagero na ação, muita pirotecnia, pode estar por trás a necessidade de ostentação, a de mostrar poder aos rivais ou até finalidades políticas. Nem sempre a intenção é nobre".

ABORDAGEM INUSITADA

Psicólogo pela Universidade Federal de São Carlos e mestre pela USP, Thiago de Almeida afirma que, "em geral, as mulheres que recebem essas abordagens inusitadas podem ser surpreendidas, mas não constrangidas".

De acordo com ele, essas mulheres "querem um cara romântico, que demonstre seus sentimentos".

Especialista em "dificuldades dos relacionamentos amorosos", Almeida diz que as grandes ações de pedido de casamento "coroam" um investimento de energia e recursos que pode ter durado vários anos.

"Entrar em uma sessão de cinema vestido de 'Homem de Ferro' para pedir a namorada em casamento pode demonstrar a relevância imensa que ela tem na vida de quem se declarou. Pode demonstrar um desejo sincero."


Endereço da página:

Links no texto: