Folha de S. Paulo


'Nuvem' de inseticida intoxica 36 crianças e 2 professores em escola rural em GO

Um avião liberou hoje (3) inseticida agrícola sobre uma escola na zona rural de Rio Verde, sudoeste de Goiás, e intoxicou 36 crianças e dois professores, segundo o Corpo de Bombeiros, que chegou a informar mais cedo que a escola atingida ficava em Paraúna.

Os bombeiros informaram também que 42 crianças haviam sido intoxicadas. A Secretaria de Educação de Rio Verde, no entanto, informou que foram 35 alunos e dois professores. Segundo o hospital municipal de Montividiu, que socorreu as vítimas, uma 36ª criança foi atendida à tarde, totalizando 38 pessoas intoxicadas. Todas já receberam alta.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, 122 crianças estavam na escola no momento do incidente, por volta das 10h. Dezenas delas começaram a apresentar coceira, náuseas e dor de cabeça e foram levadas ao hospital.

Segundo o coronel Cleber Candido de Oliveira, comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Verde, apenas oito alunos ainda estavam em observação no início da tarde, mas o estado de saúde deles não é grave.

O inseticida pulverizado pelo avião é o Engeo Pleno que, de acordo com o coronel, tem baixa toxicidade e é utilizado na região para combater pragas nas lavouras de milho e sorgo.

Oliveira disse que ainda não é possível afirmar se houve falha do piloto ou se o inseticida foi carregado pelo vento.

A Aerotex Aviação Agrícola, dona do avião, só deve se pronunciar quando a causa do incidente for esclarecida. No entanto, a empresa informou que não houve falha técnica da aeronave.

Técnicos da Defesa Civil e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária farão uma vistoria no local nesta tarde para ver se escola, que fica dentro de um assentamento, foi contaminada e quando poderá ser reaberta. A Polícia Civil deve instaurar inquérito para apurar o caso.

Segundo o Corpo de Bombeiros, foi a primeira vez em 20 anos que tantas pessoas foram intoxicadas de uma só vez por agrotóxicos na região.


Endereço da página: