Folha de S. Paulo


Marta foi a melhor prefeita de São Paulo para 1/4 dos paulistanos

Entre os prefeitos de São Paulo nos últimos 30 anos, Marta Suplicy (PT) é considerada a melhor por um a cada quatro moradores da cidade, segundo pesquisa Datafolha.

Silvio Santos é apontado como a cara de São Paulo

A psicóloga, hoje ministra da Cultura, administrou a cidade de 2001 a 2004, mas, apesar da boa avaliação, não conseguiu se reeleger.
Os tucanos Mário Covas (1983 a 1985) e José Serra (2005 e 2006) ficaram em seguida na preferência de 16% e 15% dos entrevistados, respectivamente.

Foi Serra quem derrotou Marta nas eleições de 2004.

A consulta, feita por ocasião dos 30 anos do instituto de pesquisa, ouviu 1.120 paulistanos na quinta e na sexta-feira da semana passada.
Entre as principais marcas da gestão da petista estão a criação do Bilhete Único e dos CEUs (escolas com atividades extras em tempo integral).

Entre os entrevistados, 28% disseram ter preferência pelo PT. Dos que escolheram Marta, o índice é de 47%.

O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, diz que a proporção de petistas é histórica. Para ele, o resultado da pesquisa é, em maior grau, uma "decorrência da imagem que fica de cada governo".

Editoria de arte/Folhapress

Segundo ele, a avaliação no fim de cada mandato tende a não se alterar ao longo do tempo. "Há governos com o de Celso Pitta [1997 a 2000], por exemplo, que permanecem sendo mal avaliados."

Quando instados a escolher o pior prefeito, 27% apontaram Pitta, eleito pelo extinto PPB.

Ao vencer Luiza Erundina (PT), ele tornou-se o primeiro prefeito negro, eleito pelo voto direto, a comandar São Paulo. Mas seu mandato foi marcado por escândalos de corrupção. Morreu em 2009.

Padrinho político de Pitta, Paulo Maluf (PP) é apontado como melhor prefeito por 12%, o que o coloca na quarta posição. No ranking dos piores, porém, ele ocupa a segunda colocação --23% dos entrevistados o escolheram.

Ele esteve à frente da prefeitura em dois mandatos, mas na pesquisa foi considerado somente o segundo deles, de 1993 a 1996, quando foi eleito por voto direto.

O terceiro entre os piores, para 18%, foi Gilberto Kassab (PSD), que chegou à prefeitura como vice de Serra.

Uma fatia de 7% dos entrevistados disse que nenhum deles pode ser considerado o melhor prefeito. Mas só 1% deixou de escolher o pior.


Endereço da página:

Links no texto: