Folha de S. Paulo


Polícia ocupa comunidade do Cerro-Corá, na zona sul do Rio

Forças de segurança do Rio de Janeiro realizaram na madrugada desta segunda-feira (29) a ocupação da comunidades do Cerro-Corá, na zona sul da cidade, para dar início à instalação da 33ª UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) no Estado do Rio de Janeiro. A unidade contará com 190 policiais.

Sem encontrar resistência, as forças policiais recuperaram os territórios em apenas 30 minutos. A operação teve início por volta das 5h e foi concluída às 5h30. Cerca de 420 homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Batalhão de Choque (BPChoque) e do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM) e policiais do 1º Comando de Policiamento de Área da Polícia Militar.

Cerca de 2.803 pessoas vivem nessas comunidades, de acordo com o Instituto Pereira Passos (com base no censo do IBGE de 2010). A comunidade fica próxima dos acessos ao Cristo Redentor, que provavelmente fará parte do roteiro da visita do papa Francisco à cidade durante a Jornada Mundial da Juventude, que ocorre entre 23 e 28 de julho próximos.

A retomada destes territórios, localizados numa área cercada de pontos turísticos, deve diminuir de forma gradual o número de roubos na região. O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e policiais que participaram da ocupação farão um balanço da operação por volta das 9h30, no QG da Polícia Militar, no centro do Rio.

Duas comunidades vizinhas no Cosme Velho, Guararapes e Vila Cândido, também foram ocupadas. A polícia continua nas comunidades para realizar buscas de criminosos e apreensões de armas, drogas, objetos roubados.

Uma unidade móvel do Instituto Félix Pacheco está baseada próxima à comunidade para realizar a identificação biométrica e facilitar a prisão de possíveis criminosos. A Polícia Civil disponibilizou ainda um ônibus itinerante da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) para a ação. Os suspeitos detidos serão encaminhados à 9ª DP (Catete).

SEGURANÇA

A ação representa uma mudança nos planos da Secretaria de Segurança Pública do Rio, que após a ocupação do Complexo do Caju, no início de março, havia anunciado que o próximo alvo das forças de segurança seriam as favelas vizinhas do Complexo da Maré, que têm mais de 130 mil habitantes.

Localizada entre as principais vias da cidade --avenida Brasil e Linhas Vermelha e Amarela-- o aglomerado de favelas da Maré é rota obrigatória para quem chega ao Rio pelo aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, zona norte, e precisa se deslocar em direção ao centro ou zona sul.

UPPs

Já foram instaladas cerca de 32 UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora) e retomados 221 territórios pelo Estado beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas. Mais de 8.000 policiais trabalham para reforçar a segurança nas comunidades. Até 2014, a polícia espera instalar 40 unidades.


Endereço da página:

Links no texto: