Folha de S. Paulo


Bilhete Único Mensal tem 14,5 mil cadastros em duas semanas

A SPTrans (São Paulo Transporte) chegou a 14.588 registros de usuários interessados em usar o Bilhete Único Mensal após duas semanas de cadastro pela internet. A previsão é que o novo bilhete comece a funcionar em novembro.

Com o modelo, o passageiro poderá fazer quantas viagens em ônibus municipais quiser em um período de 30 dias, contados a partir do primeiro uso. Os interessados devem preencher os seus dados pessoais pela internet no site criado para o cadastro. O passageiro também terá de enviar uma foto 3x4 recente pelo site.

Os cartões atuais do Bilhete Único vão continuar a valer normalmente. Menores de 16 anos que ainda não possuem CPF (Cadastro de Pessoa Física) podem ser cadastrados com o número do documento dos pais ou responsável legal, mas os adolescentes precisam ter carteira de identidade.

De acordo com a prefeitura, identificar o passageiro no cartão será o principal mecanismo para evitar fraudes no sistema. O cartão é de uso pessoal e intransferível. Também está previsto o uso de biometria (reconhecimento por impressão digital), mas o sistema só deverá ser implantado em um segundo momento.

A prefeitura havia informado que o Bilhete Único Mensal custará R$ 140, mas que o valor poderia ser reajustado caso ocorresse aumento na tarifa vigente, que é de R$ 3. Na semana passada, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que o reajuste do metrô, trens e ônibus deve ocorrer em junho.


Endereço da página:

Links no texto: