Folha de S. Paulo


Defesa de Bola pede indiciamento de preso por falso testemunho; juíza nega

A juíza Marixa Rodrigues indeferiu um pedido da defesa de Bola de abrir um processo por falso testemunho contra o preso Jailson Oliveira. Em seu depoimento, a testemunha, que chegou a ficar no mesmo pavilhão de Bola durante dois meses, em 2011, afirmou ter ouvido o réu dizer que queimou o corpo de Eliza Samudio em um pneu e jogou as cinzas em um lago.

Promotor da credibilidade a depoimento de preso sobre Bola
Promotor diz que defesa de Bola dá 'tiro no pé'
Bola chora ao cumprimentar família ao fim do primeiro dia de julgamento
Defesa diz que Bola estava na faculdade na noite do crime
Veja a cobertura completa do julgamento

A juíza acatou os argumentos apresentados pelo promotor Henry Castro, que valorizou o depoimento de Oliveira, e rejeitou os da defesa, que alegou que Jailson mentiu ao enviar uma carta para o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, em setembro de 2012. Na carta, ele se diz inocente dos crimes que o condenaram.

A carta foi usada pela defesa de Bola para tentar desqualificá-lo, já que, antes de o documento ser apresentado ao ministro --como consta no processo--, Jailson já tinha afirmado perante a juíza que é culpado de "alguns" crimes que cometeu e que em outros foi condenado injustamente.

Jailson está condenado a 35 anos de prisão. Somente o latrocínio (assalto seguido de morte) lhe custou 20 anos. Ele está preso há 16 anos. Jailson não explicou em quais crimes se considera culpado e em quais é inocente.

O promotor argumentou que o pedido da defesa era "absolutamente descabido", porque não houve falso testemunho em relação aos fatos tratados no processo da morte de Eliza.

"Sobre os fatos, a testemunha demonstrou credibilidade ao valer-se de informação que somente o acusado poderia ter transmitido a ela, a exemplo da exoneração da Polícia Civil em 1992", disse o promotor.

O depoimento de Jailson durou quatro horas e 30 minutos. Quase duas horas e meia foram usados pela defesa de Bola com questionamentos a Jailson. O advogado Ércio Quaresma tentou sempre desqualificar a testemunha, mas foi provocado primeiro.

Antes de Quaresma começar a perguntar, o advogado foi tratado pelo preso como "noiado" [drogado]. Foi quando a Promotoria fazia os seus questionamentos.

Já na sua vez de perguntar, Quaresma disse que Jailson é um "delinquente contumaz" e que ele prestava falso testemunho. O advogado foi repreendido pela juíza três vezes.

Ela lembrou que o preso não estava ali sendo julgado. "Será preservado a dignidade da testemunha", disse ela, que depois acrescentou. "Ele está aqui como testemunha. Por isso o senhor não tem que humilhá-lo".


Endereço da página:

Links no texto: